
Postado por: DENISE TONIOLO
Fonte: SMCS
O prefeito Beto Richa participou na noite desta quinta-feira (28) do encontro de certificação de parceiros e voluntários do Comunidade Escola, programa da Prefeitura que transformou as escolas municipais em espaços de convivência para famílias, a partir da oferta de atividades gratuitas nos fins de semana. O evento, em Santa Felicidade, reuniu 1.200 pessoas e serviu para reconhecer e agradecer a ação de cidadãos, empresários e representantes da sociedade civil que participam das atividades do programa em 74 escolas.
"O que mais me sensibiliza neste programa é a presença do grande número de voluntários e parceiros que se apresentaram para ajudar a melhorar nossa sociedade", disse Richa. Além do grupo de servidores da Prefeitura, que trabalham para levar diversão, saúde e conhecimento às pessoas, o time de pessoas que fazem do Comunidade Escola um grande sucesso é formado por 535 voluntários, 166 parceiros locais e institucionais. "Sem a valorosa contribuição deste time não teríamos alcançado o sucesso que hoje é o Comunidade Escola", reforçou.
O prefeito disse que o programa proporciona uma maior convivência das famílias em atividades de lazer ou oficinas, palestras e cursos. "As pessoas se sentem proprietárias do espaço público que é a escola. Passam a cuidar melhor dos prédios públicos, o ambiente familiar se torna melhor e até os índices de violência nas comunidades diminuem", afirmou. Implantado em março de 2005, inicialmente em nove escolas municipais, o Comunidade Escola já registrou mais de 4,2 milhões de participações.
As escolas que aderem ao programa estabelecem parcerias com suas comunidades. A ação integrada garante que as atividades, cursos, oficinas e serviços oferecidos nos sábados e domingos nas dependências das escolas atendam as necessidades locais. A secretária municipal da Educação, Eleonora Bonato Fruet destacou a participação dos administradores regionais, diretores, vice-diretores e professores que atuam como coordenadores do Comunidade Escola. "Este envolvimento nos permite mantermos o compromisso de oferecer espaços para as famílias, todos os fins de semana".
A secretária também destacou o trabalho de empresários, representantes de igrejas, instituições de ensino, associações de organizações não governamentais no programa. Eleonora falou sobre a ampliação do programa, que até o fim do ano deve ter 81 escolas integradas. "Neste ano o objetivo é reforçar as ações nas áreas de geração de renda e informática, confirmando a vocação do programa para o desenvolvimento das regiões e comunidades onde
Envolvimento - Para a cooordenadora do programa, Liliane Casagrande Sabbag, o Comunidade Escola representa a oportunidade tanto para os que aprendem quanto para os que ensinam. "Foi uma ação da Prefeitura que fez aumentar o envolvimento das pessoas com a sociedade. Uma pesquisa feita pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) apontou o reforço nas relações das pessoas nas regiões onde o programa acontece. Voluntários e parceiros encontraram nas escolas uma forma de partilhar conhecimentos e aptidões", disse Liliane.
Autoridades nacionais e internacionais têm se interessado pela fórmula da Prefeitura levar desenvolvimento aos bairros a partir das escolas. O Comunidade Escola destaca-se pela conscientização e responsabilidade da comunidade na geração de uma cultura de paz e pela oferta de oportunidades, além da melhoria na capacidade de associação e organização das pessoas. Neste mês, o programa foi apresentado no 9º Congresso Ibero Americano de Municipalistas, em Montevideo, no Uruguai.