domingo, 14 de março de 2010

Doctor/ Seleção Brasileira de Basquete


fonte da foto: site databasket
1º Luxação de Ombro

Quando um indivíduo apresenta um quadro de luxação de ombro ("ombro que saí do lugar") a sua performance no esporte e no dia-a-dia pode ser afetada. Na urgência o paciente deve procurar imediatamente o pronto socorro para colocar o ombro no lugar e descartar algum tipo fratura ou lesão vásculonervosa.
A pergunta que fica é qual a chance de acontecer de novo ? A idade é um fator prognóstico importante, quanto mais jovem o paciente maior a chance de um novo episódio, abaixo do 20 anos de idade a chance é cerca de 90%. Indivíduos com esportes radicais, paraquedismo, snow-board, rafting, etc... aumentam muito a chance de um novo trauma. Indivíduos com frouxidão ligamentar e que sofreram um episódio de luxação também apresentam um chance alta de um novo episódio de luxação.
O aumento da prática esportiva e das atividades diárias dos indivíduos associado à alta porcentagem de um novo episódio de luxação, têm mostrado que a indicação cirúrgica via artroscópica no primeiro episódio é cada vez mais indicado. A cirurgia promove a inverção da história natural de 90% de luxar novamente ombro para 3 a 4 % do indivíduo sofrer um novo episódio.
A artroscopia de ombro para luxação é um procedimento de baixa morbidade e o atleta retorna à prática esportiva com o membro superior em torno de 4 meses.

2º ORTOPEDIA

Dr. Carlos Vicente Andreoli participou de 12 a 15 de novembro do Congresso Brasileiro de Ortopedia de Traumatologia na cidade de Porto Alegre. No dia 12 de novembro no curso Pré-Congresso palestrou sobre “Prevenção nas lesões musculares”. No dia 13 de novembro no dia da especialidade de traumatologia esportiva palestrou sobre “ Lesões do manguito rotador em atletas” e no dia 14 de novembro no curso de traumatologia sobre “Fratura por Estresse”.

fonte:http://www.forathletes.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário