
Chegada do Centro de Excelência do Basquete impulsionou a modalidade que conta com mais de 200 atletas Foto: PMA
Dentre as modalidades que a Secretaria de Esportes e Lazer (SMEL) oferece para treinamentos, sem dúvida, o basquetebol foi uma das que mais cresceu. A parceria com a Federação Paranaense para a vinda do Centro de Excelência do Basquetebol (CEB) proporcionou mais atletas de qualidade em Araucária.
Iniciado em 2009, o Centro de Excelência chegou cheio de badalação com a presença da ex-jogadora Hortência Marcari. Desde então, o objetivo sempre foi levar o esporte aos bairros mais distantes e revelar novos talentos.
Hoje o projeto conta com cerca de 200 participantes, que se dividem em seis locais para treinamento: Caic, Parque Cachoeira, CSU, além das Escolas Municipais Elizabeth Werka, Azuréa Belnoski e Aleixo Grebos. Os que se destacam vão as equipes de competição da SMEL.
No último Festival realizado entre os municípios, Araucária teve boa participação. Das sete categorias, as equipes da SMEL levaram três títulos e ficaram com mais quatro vices. O Centro de Excelência conta com quatro cidades no projeto. Além de Araucária, também participam Curitiba, Fazenda Rio Grande e Campo Largo.
Segundo a professora de basquete da SMEL e também organizadora do CEB, Sabrina Tuleski, já se pode notar a evolução do basquete no município com o incremento do projeto à modalidade.
“Em 2010 melhoramos nossa participação nos jogos da juventude fase final (5° no masculino e 3° no feminino), melhoramos nas competições metropolitanas da Federação e esperamos que neste ano tenhamos um desempenho ainda melhor”, disse.
Parcerias
Além do apoio da Secretaria de Esportes aos atletas, com os locais para treinamento, material esportivo e a Bolsa atletas para as equipes de competição, vale destacar o apoio da iniciativa privada ao esporte.
Desde o início do CEB, a Unimed Curitiba está apoiando o projeto. Seguindo o exemplo, a empresa araucariense Interbox vidros temperados e laminados de segurança também contribuiu para o basquete do município: confeccionou 30 agasalhos esportivos (foto) para as equipes de competição sub 15 e sub 17 masculinas.
"Temos motivos de sobra para comemorar, pois estamos seguindo com um excelente trabalho no basquete e também já começamos a colher novos frutos dentro da modalidade. Agradeço também o apoio total da Secretaria de Esportes e a empresa Interbox, pois sabemos o quanto é importante contar com o apoio da iniciativa privada. Desta forma todos tendem a crescer”, finaliza Sabrina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário