quarta-feira, 20 de junho de 2012

5º PAN - AMERICANO DE SURDO 2012





Brasil 75x 69 México
A 1ª vitória merecida para a nossa equipe do Basquete foi sobre a experiente equipe do México, no jogo o Brasil entrou mais determinado e com o foco principal que era a vitória, com menos erros de ataque e defesa o Brasil mostrou-se totalmente diferente mostrando a raça, determinação, consciência e acima de tudo realizando em quadra todas as orientações pertinentes da equipe Técnica. (Adair , Silvio, Edison e Joelmo).
O México não entregava os pontos e a todo o momento encostava no placar, a determinação e a garra fez com que o Brasil conquistasse essa importante vitória, os atletas e comissão estão de parabéns.





Brasil 38 x 91 EUA
O que falar deste jogo, os EUA tem seus jogadores NCAA e o Brasil tem poucos jogando campeonatos Amadores.
A força física dos jogadores Americanos e incomparável e a estrutura que eles tem fica distante da nossa.
Mesmo assim vi o Brasil guerreiro e enfrentado os leões, nó
s ratinhos pequenos jogamos até o final com o foco de tomar menos pontos do que outras equipes como Canadá e México.
Parabéns e temos muito trabalho pela frente para sermos um dia uma potencia no basquete de Surdo.




5º Pan – Americano de Surdos


Brasil 42 x 46 Canadá


Foi o segundo jogo do Brasil e diferente do 1 º contra Argentina tivemos garra e mostramos uma grande evolução.
O tempo todo nossa defesa teve muita vontade e nossos erros diminuíram, mas ainda precisamos melhorar, principalmente em passes, a defesa ainda é falha e nosso ataque ainda não tem um padrão (sistema), apesar de temos treinado movimentações fica complicado realizar no jogo, pois a maioria dos jogadores nunca treinou com sistemas de ataque.
A comissão técnica ficou contente com o resultado, estamos iniciando um trabalho e temos que ter paciência.
A maioria das equipes tem mais condições que nosso país, as empresas que os jogadores trabalham são cooperadoras e entendem que o esporte é muito importante para o país que aqui esta neste Pan-Americano. Podemos exemplificar a Venezuela que os jogadores tem por direito de 6 meses de treino e apoio financeiro das empresas onde os surdos não sofrem nenhum prejuízo.
Exemplo do Brasil:
Em nossa nação a situação se torna ao contrario, encontramos casos de funcionários para poderem representar o Brasil pediram sua demissão da empresa porque não liberaram o mesmo para esse evento de suma importância, durante o evento chefes, diretores de empresas encaminhavam e-mails, mensagens perguntando se “ainda” estavam em jogos relatando que precisava do funcionário na empresa. Alguns atletas começaram a ficar preocupados com tal atitudes onde percebemos a preocupação durante as modalidades.
Um país como o nosso onde será a sede de uma Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos, fica por muitas vezes a indignação de muitos atletas e jogadores, como vamos ser forte no esporte se ainda poucas empresas investem no jogador, atleta e ou até mesmo no futuro atleta. Necessitamos de uma Lei mais clara para as empresas e órgãos onde empregam esses atletas e jogadores para que haja um incentivo maior.
Dentro das poucas empresas que incentivam o esporte Brasileiro poderemos citar:
Temos um atleta que trabalha na empresa Ouro Fino, a empresa ofertou o apoio necessário para o mesmo, liberando durante a semana antes dos jogos para treinar, liberou os 15 dias das funções trabalhistas porque acredita na qualidade e na competência do atleta surdo.
Percebemos que o atleta surdo estava contente em poder contar com a Ouro Fino e está ciente que sempre terá o apoio em sua carreira como atleta.
Outro exemplo foi a Faculdade Dom Bosco de Curitiba onde nos apoiou nos oferecendo seu espaço físico para que acontecesse a seletiva para o Basquete Brasileiro e também nos dando apoio com o interprete de Libras da Faculdade durante toda a seletiva. A CBDS solicitou o interprete de Libras da Dom Bosco onde sem nenhum questionamento colocou a disposição para a CBDS, demonstrando o apoio correto para o esporte Brasileiro.
Enquanto o que mais desejamos ainda não acontece, estaremos lutando para o melhor do esporte Brasileiro, estaremos fazendo o melhor e buscando o melhor para nossos atletas não só para os surdos mas como também para todos os jogadores e atletas que representam nossa nação.
Parabéns aos jogadores, e hoje é contra o México.
Brasil x México, 21h

ATT, Adair

Nenhum comentário:

Postar um comentário