domingo, 28 de fevereiro de 2010

FPRB A TODOS


fonte da foto:www.fprb.com.br

Reunião técnica na FPRB dias 04/3 e 11/3 de março ambos às 20:00, maiores informações entrem em contato pelo site WWW.fprb.com.br.

Adair Rocha.
franada_60@hotmail.com

AOS FUNCIONÁRIOS DA VOLVO


Dias 6 e 7 de março haverá um evento de basquete na Associação Viking, venham assistir e tragam seus filhos, mais informações pelo telefone 41-9640-6249 ou e-mail franada_60@hotmail.com

Técnico de basquete Adair Rocha.

Início 9:00 até às 21:00

TORNEIO INÍCO DIAS 5/6/07 DE MARÇO


foto Boca Murcha por JG...

Estamos a uma semana do campeonato, quanto maior o numero equipes tiver, melhor fica, entrem no site da FPRB e façam sua inscrição, ela vai até o dia 02/3/2010 não atrasem.
Site www.fprb.com.br

Adair Rocha

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

FIM DO CARNAVAL


ARTE JG.

Hoje segunda-feira dia 25/02/010 às 18h30min o treino esteve cheio de novidades, a volta de Dennis que estava em clima de carnaval e a apresentacao do novo reforço, conhecido em Curitiba como Pituca, ele tem muita experiência como jogador de quadra e de rua, com sua vasta habilidade e força física ele nos ajudará muito nas posições 4 e 5, no entanto estamos a procura de um lateral e um pivô para compor a equipe de funcionários da Volvo, para jogar na equipe da Volvo é preciso trabalhar na empresa e se apresentar no treino de quinta-feira às 17:30 para o técnico Adair Rocha, ele avaliará o nível técnico do atleta, mas para fazer parte dos treinos é preciso ter uma qualidade, vontade de aprender, espero novatos para este ano.


Por Adair Rocha
franada_60@hotmail.com
Fone: 9640-6249

AUDREI E SOBRAL DE VOLTA À SALA DE AULA

24/02/2010 15:22 h

Na semana em que o Basquete de Joinville terá dois desafios complicados fora de casa – Flamengo e São José –, dois jogadores da Ciser/Araldite/Univille sentiram novamente a sensação de sentar numa cadeira de sala de aula. O ala Jefferson Sobral iniciou a faculdade de Educação Física. Já o ala Audrei retomou o estudo de Odontologia que havia interrompido em Santa Cruz do Sul (RS), cidade-natal.

Sobral não entrava numa sala de aula há oito anos. Em 2002, quando defendia o COC, de Ribeirão Preto, ele começou a cursar Educação Física, mas não avançou além do primeiro semestre. “Agora, com a chance de crescimento que o time e o Bial tem me proporcionado, quero conhecer melhor o lado teórico do esporte”.

Segundo Jefferson, o trabalho social desenvolvido pelo Basquete de Joinville, como as Escolinhas da Brascola e a Categoria de Base, apresentam-se como potenciais campos de atuação profissional. “Cada vez mais o trabalho social da equipe tem envolvido mais gente. Caso a oportunidade apareça, eu preciso estar preparado. Quem sabe daqui a tempo eu não contribua também em outras áreas, fora da quadra?”.

Para saber o assunto completo entre no site da fonte.

fonte: www.databasket.com
Frederico Batalha
fbatalha@databasket.com


Vikings Basketball

Muito importante esta decisão, precisa existir um laço entre a educação e o esporte.
Para que isso aconteça mais vezes os técnicos devem seguir o exemplo do professor Bial que incentiva seus atletas a continuarem os estudos.

Por Adair Rocha
Franada_60@hotmail.com

domingo, 21 de fevereiro de 2010

PARANÁ 2010


fonte da foto:desenhocolorir.net/blog/wp-content/uploads/20...


O primeiro campeonato a ser realizado pela FPRB vai ser o torneio Início que promete jogos disputados por equipes que querem se preparar para o Metropolitano e o Campeonato Paranaense, parece que entre os dias 22 a 26/2 as equipes vão começar a se inscrever, seria muito bom ver um grande publico no ginásio da Associação Viking (VOLVO), esperamos que o basquete de Curitiba entre no clima da NBB que não para de crescer...

Torneio Início começa dia 05/3 ginásio ainda a definir e dias 06 e 07/3/2010 será realizado na Associação Viking (Volvo) que esta disponibilizando a estrutura para este grande evento da Federação Paranaense de Basquete.

Coloco abaixo as possíveis equipes:

Clube da Bosch/ Thalia/ Circulo Militar Dom Bosco/ Vikings Basketball Técnicópias/ Homeopharma/ Titãs Basquete/ Jac/ Engenharia Basquetebol/ UNB/ Campo Largo/ Clube Curitibano/ São José dos Pinhais/ Caixa Econômica entre outros.


Por Adair Rocha
franada_60@hotmail.com

O armador Thiago foi o grande campeão do Torneio de 3 Pontos


fonte da foto:www.databasket.com


Os atletas do Pinheiros/SKY brilharam neste final de semana (20 e 21/02), quando foi realizado o Jogo das Estrelas, em Uberlândia, Minas Gerais. Na abertura da programação, no sábado (20/02), o armador Thiago foi o campeão no Torneio de 3 pontos, e o norte-americano Jamison Brewer foi finalista e ficou entre os três melhores na competição de enterradas. No domingo (21/02), Alexandre “Olivinha” e Shamell foram titulares de seus times na partida que colocou em quadra alguns dos maiores destaques da atual temporada do Novo Basquete Brasil (NBB).

Logo na primeira disputa do final de semana, o armador Thiago bateu 14 adversários para conquistar o título do Torneio de 3 pontos. Na final, o representante do Pinheiros/SKY venceu Guilherme Filipin, do Campos do Conde/Sercomtel/Londrina, por 18 pontos a 12.

“Logo depois que soube da minha escolha para participar comecei a treinar para a competição e essa premiação foi resultado de um trabalho duro. É uma felicidade muito grande ver o basquete todo reunido neste jogo do NBB. Foi uma honra muito grande participar da competição”, disse o jogador.

Na seqüência da programação, foi a vez de outro armador do Pinheiros/SKY brilhar: Jamison Brewer. O atleta, que substituiu o lesionado ala Diego como representante da equipe paulista no Torneio de Enterradas, não decepcionou. Entre os 15 participantes, o norte-americano chegou à grande final e terminou a competição como um dos três melhores. O pivô Rafael Mineiro, do São José/Unimed/Vinac, foi o campeão.

Na manhã deste domingo (21/02), foi realizada a principal atração do final de semana em Uberlândia (MG): o Jogo das Estrelas. Dois representantes do Pinheiros/SKY se enfrentaram em quadra e também fizeram bonito. Alexandre “Olivinha”, pelo Kanela, e Shamell, pelo Pedroca, foram os segundos maiores pontuadores de suas equipes, com 20 e 18 pontos marcados, respectivamente. O time do ala-pivô brasileiro saiu vitorioso com o placar de 127 a 114.

PRÓXIMA PARTIDA – Pela terceira rodada do returno da temporada 2009/10 do Novo Basquete Brasil (NBB), o Pinheiros/SKY volta a entrar em quadra na próxima sexta-feira (26/02), às 20h. Em seu Ginásio Poliesportivo, em São Paulo (SP), a equipe do técnico Cláudio Mortari recebe o Guaraná Antarctica/Vitória/Saldanha da Gama, da capital capixaba. Os portões serão abertos à torcida.

fonte:http://www.basketbrasil.com.br

Brasília quem diria campeão nos três pontos, quem diria nada me lembro muito bem nos treinos da Keltek esse cara acertou sem errar 74 bolas de três pontos que isso!
Parabéns meu amigo e boa sorte em sua carreira.

Por Adair Rocha
Franada_60@hotmail.com

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Gerações do Basquete


Fonte da foto:www.databasket.com

O primeiro dia do ‘Jogo das Estrelas’ da segunda edição do Novo Basquete Brasil (NBB) – 2009/2010, este sábado (20 de fevereiro), em Uberlândia (MG), foi marcado pelo encontro de gerações. No saguão do hotel, onde ocorreram as primeiras atividades, atletas de hoje e do passado, além de treinadores, também de hoje e do passado, tiveram a oportunidade de se encontrar e conversar sobre assuntos diversos.
Acompanhe esta reportagem no site www.databasket.com

Adair Rocha
franada_60@hotmail.com

POR FELIPE FILOMENO


FONTE DA FOTO:http://www.condomino.com.br/LESOES-ESPORTIVAS.php

Lesões comuns


O basquete apresenta todos os movimentos básicos dos esportes, como o salto, a corrida, o arremesso os giros (pivoteio) e as mudanças bruscas de direção com aceleração e desaceleração, Portanto os atletas estão expostos a constantes mecanismos de lesões, aliados ao contato físico com o adversário, que predispõem aos traumas ( Andreoli,2003). As lesões podem ser classificadas também como traumáticas ou cumulativas ( stress).
Em 2006 foi publicado no Americam Journal of Sports Medicine (No volume 34 numero 4) um artigo, no qual os autores realizam um levantamento do número e da natureza das lesões em esportes coletivos durante os Olímpicos de 2004 em Atenas. Nos 42 jogos de basquete masculino realizados, foram computados 26 lesoes(0.6 por jogo), sendo que estas, 77%(20) foram provocadas pelo contato com outro jogador e 33%(6) em circunstancias sem contato.
A classificação das lesões segundo a presença ou não do contato com outro jogador ainda pode ser dividida em três categorias:
• Por contato com outro jogador – Exemplo corta luz, falta de ataque;
• Sem contato – Exemplo, mudança brusca de direção durante uma finta, aterrissagem após uma bandeja. Pode ser resultado de pobre biomecânica dos membros inferiores num momento de fadiga;
• Mínimo contato – Exemplo, ao desvirar de um contato, distraído por um possível contato ao até por levar em contato um contato que acaba por não acontecer. ( Feagin e Lambert, Mechanisms of injury and pathology of the ACL. Orthop Clin North Am 1985).

Partindo do pressuposto de que nos dias de hoje o jogo de basquete é jogado com velocidade e transição consatante, levando os jogadores ao cansaço cedo ou tarde, também que o emprego do corta – luz é feito na maioria das jogadas sendo os atletas obrigados a se prepararem para o choque com adversários por estratégia ou para se protegerem, se pensarmos em prevenir estas lesões, temos que realizar situações que simulem as três categorias escritas acima.
Esse treinamento preventivo, que além de diminuir o numero de lesões, também melhora indiretamente a performance tanto pelo vigor em lanças de contato, quanto pela melhora no tempo de reação dos músculos, vem sendo cada vez mais usado por equipes de basquete me todo o mundo e traz resultados que interferem de forma positiva e direta a trajetória dessas equipes.

Felipe N. Foi jogador de basquete e hoje é fisioterapeuta do Clube Atlético Paulistano
Bibliografias:
ANDREOLI, C.V., WAJCHENBERG, M; PERRONI, MG. Basquete In COHEN, M; ABDALLA, R.J. Lesoes no esporte: diagnostico, prevenção, tratamento, Rio de Janeiro: Revinter, 2003. Feagin e Lambert. Mechaninms – of injury and patholoy of the ACL. Orthop Clin North AM, 1985.

Fonte: Revista Lance Livre Janeiro de 2010 ano 1 no. 1


Adair Rocha
franada_60@hotmail.com

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

A IMPORTÂNCIA DO USO DO PROTETOR BUCAL NA PRÁTICA ESPORTIVA


fonte da foto:http://www.anadentista.com.br/2002/casos/protetor.gif
O que é um Protetor Bucal?

É um aparelho que se encaixa nos dentes para protegê-los de qualquer tipo de impacto. Os protetores bucais devem ser usados sempre que a pessoa participa de atividades esportivas que envolvam a possibilidade de quedas, contatos físicos bruscos ou choques com objetos voadores, tais como futebol, basquetebol, beisebol, rugby, hóquei, skates, ginástica, ciclismo ou qualquer atividade que possa produzir ferimentos na área da boca.
Os protetores bucais geralmente cobrem os dentes superiores e são projetados para evitar a fratura de dentes, corte nos lábios ou qualquer outro dano à boca. Se você estiver usando aparelho ou prótese dentária na arcada inferior, é provável que seu dentista sugira o uso de protetor bucal nos dentes inferiores também.

Que tipos de protetores bucais existem?

Independentemente do tipo, todo protetor bucal deve ser flexível, resistente à ruptura e cômodo de usar. Deve também adaptar-se na sua boca de forma a não restringir a fala ou respiração.
Existem quatro tipos de protetores bucais usados por crianças e adultos nas atividades esportivas:

Protetores comuns: Podem ser usados sem qualquer preparação. São vendidos em lojas de artigos esportivos, nos tamanhos pequeno, médio e grande. Em geral, deterioram-se rapidamente e precisam ser substituídos durante a temporada de esporte. Baratos e pré-moldados, estes protetores são prontos para o uso. Contudo, muitas vezes não se ajustam bem aos dentes e chegam a dificultar a fala e a respiração.

Protetores feitos sob medida: Esta opção pode ser oferecida aos pacientes pelo dentista. Ele faz um molde dos dentes do paciente e o protetor é fabricado a partir do molde. Este tipo de protetor bucal cobre todos os dentes e pode ser mais caro do que os protetores comuns ou moldáveis em água quente. São diferentes para cada usuário e feitos pelo seu dentista ou por um laboratório. Por serem feitos sob medida, são extremamente confortáveis e oferecem excelente proteção. A maioria dos atletas prefere este tipo de protetor, pelo conforto que proporcionam. Mas, não se pode esquecer que infelizmente também são mais caros.

Protetores moldáveis em água quente: São aplicados aos dentes por pressão depois de serem fervidos em água durante um certo período de tempo. São encontrados em lojas de artigos esportivos. Tendem a deteriorar-se rapidamente e precisam ser substituídos durante a temporada de esportes. Todos os protetores deste tipo têm a mesma forma, que pode ser alterada. Para alterar a forma do protetor, coloque-o em água quente para amolecer e morda o plástico aquecido para conseguir um bom encaixe nos dentes.
Protetores laminados por pressão: Este tipo de protetor pode oferecer benefícios na proteção bucal. São mais espessos e protegem contra lesão e concussão dentária. Podem ser ajustados e personalizados pelo dentista e são mais caros do que os protetores feitos sob medida1
Converse com seu dentista a respeito dos protetores bucais e da eficácia de cada tipo na redução dos traumatismos. Se você for um atleta, considere a opção dos protetores sob medida ou laminados por pressão, feitos exclusivamente para você.

Quanto tempo dura um protetor bucal?
Ideal seria trocar seu protetor bucal a cada temporada porque, com o passar do tempo, se desgastam e o coeficiente de proteção se reduz. É importante que os adolescentes troquem seus protetores com certa freqüência porque tanto a boca quanto os dentes estão em fase de crescimento. Muitos esportistas pedem que seu dentista faça novos protetores sempre que fazem a revisão dentária, a cada seis meses.

Assunto indicado pela Cirurgiã Dentista da equipe Vikings Basketball: Lucia Helena Dionysio.
Fonte: www.colgate.com.br

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

NOTÍCIA JOGO DAS ESTRELAS



Ingressos para o Jogo das Estrelas começam a ser vendidos nesta quinta-feira
Os bilhetes serão comercializados no Ginásio do Sabiazinho, no Center Shopping de Uberlândia ou pela internet (www.ingressofacil.com.br)

Os ingressos para o Jogo das Estrelas do NBB 2010 começam a ser vendidos a partir desta quinta-feira. O evento acontece em Uberlândia, no Ginásio Tancredo Neves, o Sabiazinho, nos dias 20 e 21 de fevereiro. O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a Rede Globo e patrocínio da Eletrobrás, Caixa Econômica Federal e Spalding.

O público que pretende acompanhar o maior evento do basquete brasileiro terá que comparecer ao Sabiazinho, ao Center Shopping de Uberlândia ou, também, poderá comprar pela internet através do site do Ingresso Fácil (www.ingressofacil.com.br). O consumidor pode encontrar seu ingresso nas bilheterias do Ginásio ou no stand do NBB, localizado no corredor do piso 1 do shopping.

Os interessados em adquirir entradas para os dois dias do evento pagarão R$ 24,00. Os ingressos para os dias específicos foram fixados com preços distintos. Aos que tiverem interesse em comparecer apenas no sábado terão que pagar R$ 10,00. Para este primeiro dia, a programação prevê o Torneio de 03 pontos, às 17h, o Torneio de Enterradas, às 18h, e o Jogo dos Veteranos, a partir das 19h30.

No domingo acontecerá o Jogo das Estrelas entre as equipes Kanela e Pedroca, a partir das 10h30, com todo o elenco dos melhores jogadores do NBB. O bilhete avulso para este dia custará R$ 20,00. Vale destacar que os ingressos de meia-entrada só serão vendidos com a apresentação de documentos e serão cadastrados no ato da compra.


Confira os locais de venda:

Ginásio Tancredo Neves:
Complexo do Parque do Sabiá - Av. Anselmo Alves dos Santos S/N

Center Shopping Uberlândia:
Av. João Naves de Ávila, 1331

Ingresso Fácil
www.ingressofacil.com.br


Valores dos ingressos:

Sábado: R$ 10,00 – R$ 5,00 (meia-entrada)
Domingo: R$ 20,00 – R$ 10,00 (meia-entrada)
Sábado e domingo: R$ 24,00 – R$ 12,00 (meia-entrada)
FONTE:http://liganacionaldebasquete.com.br

Mackenzie realiza peneira





O Colégio Presbiteriano Mackenzie realiza peneira no projeto BIS (Basquete de Inclusão Social), agendada para os próximos dias 22 e 24 de fevereiro (quarta-feira e quinta-feira), voltada para os jovens nascidos no ano de 1997. Os interessados deverão estar no Mackenzie Tamboré, que fica em Alphaville – avenida Mackenzie, 905 – na cidade de Barueri (SP), nas datas mencionadas, a partir das 15h00.

Os contatos, em como a busca de maiores informações, deverão ser feitos pelos telefones: (11) 8208-1529 (João) ou 3555-2192 (Talita ou João).

fonte:www.databasket.com
Frederico Batalha
fbatalha@databasket.com

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

POR JG




ARTE: JG

História do Basquete



Surgido nos Estados Unidos, o basquete tem uma história um tanto peculiar. Ano de 1891, num rigoroso inverno do estado de Massachussets. As práticas de atividades físicas, ao ar livre são canceladas; o diretor do Springfield College, Luther Halsey Gullick, em reunião com o professor de educação física James Naismith, sugere a criação de um jogo que seja realizado em quadras fechadas. Imediatamente o professor concentra-se na criação de um jogo que poderia ser realizado tanto em lugares fechados quanto abertos.

Deveria ser um jogo com certa dificuldade, logo, surgiu a ideia do lançamento de bola em um alvo; os pés não poderiam ser usados, pois para os chutes é necessária muita força, gerando golpes violentos. A bola deveria ser maior que a de futebol, quicando com maior cadência. O jogo deveria ter menos contato, que o futebol americano, evitando golpes brutais. Já havia outros esportes com o alvo no chão, como o futebol tradicional; então a melhor sugestão foi lançamento de bola nas alturas e a cesta foi escolhida como alvo.

Professor James, ao encontrar um zelador da escola o questiona se teria duas caixas com aberturas de 8,5 pelegas. O zelador volta com duas cestas de pêssego nas mãos. O professor pendura os alvos em uma altura que ele mede como sendo três metros. Na verdade tratava-se de 3,05 metros, altura que é oficial até hoje. No primeiro momento a cesta não obtinha o orifício de saída da bola, o que dificultava o jogo, já que a bola precisava ser recolhida, dentro do cesto, a cada lance. Alguns meses depois a base do cesto foi retirada.

Assim, no mesmo ano de 1891 acontecia no ginásio da escola, a primeira partida de basquete da história, somente entre alunos. A data precisa não foi registrada, contudo sabe-se que foi próximo ao Natal. Obviamente ocorreram várias faltas até a adaptação do esporte. No dia 11 de março de 1892, realizou-se uma partida oficial de alunos contra professores, com presença de 200 espectadores. Alunos vencem professores por 5 a 2.

Aos amantes do basquete, os agradecimentos, ao criativo professor James Naismith, que da sua criatividade extraiu este esporte atualmente praticado por mais de 300 milhões de pessoas no mundo inteiro, nos mais de 170 países filiados a FIBA (Federação Internacional de Basquete).
Por Elizabeth Jardim
fonte: http//topicosespeciais1.files.wordpress.com

Basquete de Franca ganha álbum de figurinhas


Publicado por Redação BasketBrasil

O francano aficionado pelo basquete terá agora um álbum de figurinhas. A novidade foi lançada na terça-feira, no Shopping do Calçado, e contou com retratos de todos os jogadores do time principal do Vivo/Franca Basquete. O album terá 740 figurinhas. Além dos profissionais, haverá figurinhas de todos os jogadores de várias escolinhas da cidade. São elas a ASPA (Associação de Pais e Amigos do Basquete), Clínica Francana, Ginástica e Cia, Chuí-Chuá, Sesi e Sabesp.

A iniciativa é de Marcos Mariano Silva, locutor da Rádio Difusora. A idéia surgiu a partir do sucesso com o álbum de figurinhas para jogadores das escolinhas de futebol de Franca. ”Por causa do álbum de futebol alguns meninos me questionaram sobre fazer um para o pessoal do basquete. O objetivo é popularizar ainda mais o esporte em Franca”, afirmou Silva.

O álbum, com cinco pacotes de figurinhas, será vendido a R$ 5. Os pacotes, com quatro figurinhas, custarão R$ 0,60. As próprias escolinhas de basquete ou em qualquer banca da cidade serão os pontos de vendas. O colecionador ainda poderá ser contemplado com figurinhas premiadas. No total, serão 25 prêmios entre tênis, bolas e tabelas de basquete.

O público alvo deste album será crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos. Mas ”o time principal pode atrair pessoas de todas as idades”, comentou Marcos Silva.

(Francanet.com.br/Comércio da Franca)
Fonte:www.basketbrasil.com.br
Publicação antiga.
26/11/2008 | 22:53
Fonte da foto: www.databasket.com

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

CURSO DE BASQUETE


FONTE:http://www.giannecchini.com.br/cursobasquete.asp


Por Adair Rocha
franada_60@hotmail.com

Quando fomos Campeões do primeiro Torneio Início em 2009 aprendemos muitas coisas, uma delas foi à paciência de esperar, neste estilo acontecem jogos o dia todo e você fica com sua equipe todo o momento, serve como integração da própria equipe, aqueles que por natureza são mais afastados e só encontramos nos treinos são os que mais aproveitam para conhecer o próprio companheiro de equipe.

Jogadores fechados:

Armação:
Kleberton/ Fabio Foz/ Dennis/ Marcio/ Adriano

Laterais:
Luiz Marques/ João G/ Fabio P/ Paiano/ Carlos/ Jéferson/

Pivôs:
Alexander/ Machel/ Leo Pivô/ Anderson/ Alessandro/ Eduardo/ Giovani

Comissão técnica:
Adair Rocha
JG
Fisioterapeuta: Vander

Por Adair Rocha
Arte: JG
franada_60@hotmail.com

domingo, 14 de fevereiro de 2010

São Paulo eu te amo!


Renan grande admirador do São Paulo Futebol clube também tem sua caricatura personalizada.

Por Adair Rocha.
Arte:JG

Santo André-SP tem talentos


O grande jogador de basquete da Volvo Alessandro Vari é reconhecido por muitos talentos mas o maior destes com ceretza são as caretas durante o jogo que deixa seus adversários loucos de raiva.
Alessandro aguardamos sua colcaboração para este ano, um grande abraço.

Por Adair Rocha
Arte: JG

Novo técnico do Assis Basket



A equipe do Assis Basket é patrocinada pelas empresas: Amigão Supermercados, Empresa de Ônibus Andorinha, Regional Telhas, Unimed, Contini e Robert Rammert.

Após cinco anos no comando da equipe do Assis Basket, o técnico Marco Antonio Aga deixará as funções de comandante da equipe e ocupará a de Coordenador Técnico, para o posto de treinador a equipe assisense já escolheu o substituto, trata-se de Carlos Alberto Rodrigues, que já passou por grandes equipes como por exemplo Corinthians/Mogi, Minas Tênis Clube, UNIT/Uberlândia, além de ter assumido a Seleção Brasileira na preparação das Olimpíadas de Atlanta, em 1996 (14 jogos, 13 vitórias e 1 derrota).

O novo técnico do Assis Basket, Carlos Alberto Rodrigues, 47 anos, é natural de Franca, onde se formou para o basquete nacional. Foi jogador na equipe da cidade francana, participou das seleções paulistas Juvenil e Universitária, sendo campeão brasileiro nas duas categorias. Como técnico passou por equipes de base e adulta.

Seus últimos trabalhos como técnico de uma equipe adulta foram fora do país, sendo técnico do Trotamundos de Carabobo da Venezuela em 2007 e Venados de Nuevo Laredo do México em 2008, ambos competindo em campeonatos nacionais. No último ano o “prof.º Carlão” assumiu as funções de Coordenador Técnico das categorias de base da ASPA em Franca, realizando um trabalho de fundamentação de atletas de base e consultoria técnica a equipes de base e adulta.

Durante as últimas semanas de janeiro o novo técnico do Assis Basket acompanhará a equipe na companhia de Marco Antonio Aga e assumirá a comando técnico no dia 01 de fevereiro. A primeira partida de Carlos Alberto Rodrigues como novo técnico do Assis Basket será em casa, contra a equipe de Franca, no dia 05 de fevereiro, às 20h, quando se inicia o segundo turno do NBB.

A equipe do Assis Basket é patrocinada pelas empresas: Amigão Supermercados, Empresa de Ônibus Andorinha, Regional Telhas, Unimed, Contini e Robert Rammert.

Fonte:www.Assisbasket.com.br

FALA ABDALA 13/02/2010 15:40 h


fonte da foto: www.databasket.com

Por Abdala Salomão (*)

Quando ainda jogava ou tentava jogar (rs), tanto na base, como no adulto, nunca participei de clinicas de basquete, nem camps, comecei a ter mais atenção a estes tipos de eventos depois que parei e comecei a lidar com categorias de base e até mesmo com jogadores adultos, sempre buscando estar bem informado para transmitir aos meus comandos sempre o havia de melhor na atualidade sempre associando a minha maneira de entender o jogo. Na semana passada fui no Continental Parque Clube (celeiro no passado de diversos talentos do basquete paulista), na divisa de São Paulo com Osasco, acompanhar, mesmo que por somente um dia (10 de fevereiro), a Clinica “Alll Sports & U1ST Sports Basketball Camp” ministrada pelo técnico espanhol Pepu Hernandez, profissional de inegável currículo e, mais uma vez vi e percebi, que técnicos das grandes escolas do basquete mundial estão em um mesmo nível dos nossos técnicos que comandam equipes de alto nível do basquete brasileiro, no que diz respeito a detalhes do jogo, fundamentos individuais e coletivos dos jogadores e da equipe, além de conceitos necessários para uma defesa forte, tanto coletiva como individual.

Conheci o professor Abdala quando jogava por Sorocaba e sua experiência é grande, deixando-o como um técnico promissor.
Acompanhe o assunto completo no site www.databasket.com.

Adair Rocha.
franada_60@hotmail.com

sábado, 13 de fevereiro de 2010

ESCRITOR HERIBERTO IVAN MACHADO


FONTE DA FOTO: http://www.furacao.com/materia.php?cod=15587


Amantes da História desportiva, buscamos no livro: O BASQUETEBOL NO PARANÁ o primeiro Campeonato Metropolitano, ao contrário da enquete que teve a maioria de votos na década 60, o primeiro Campeonato Metropolitano ocorreu em 03/06/1930 com a participação destas equipes:

Palestra Itália, GA Teuto – Brasileiro, Clube Atlético Paranaense e Coritiba.
O Coritiba foi proclamado Campeão.

Essa valiosa história esta no livro. O Basquetebol no Paraná que teve o Patrocínio da Clinihauer.

Adair Rocha
franada_60@hotmail.com

PEPU HERNANDEZ CONSIDERA CAMP POSITIVO



13/02/2010 11:11 h


O espanhol José Vicente “Pepu” Hernandez (foto), de 52 anos (11 de fevereiro de 1958), campeão Mundial de 2006 e vice-campeão europeu em 2007 comandando o selecionado da Espanha, esteve em São Paulo (SP), ministrando um camp, denominado ‘Alll Sports & U1ST Sports Basketball Camp’, voltado a jovens atletas brasileiros, que ocorreu entre os dias 09 e 11 de fevereiro (terça-feira a quinta-feira), no Centro de Treinamento do CA Paulistano, bem próximo à divisa com a cidade de Osasco. A iniciativa, conjunta, para realização deste evento foi da Alll Sports, U1ST Sports Basketball, do CA Paulistano e da Cambs.

Acompanhe todo assunto no site:
fONTE: www.databasket.com

IDÊNTICOS


Nossa equipe é repleta de personagens, mas observem o Rambo e o Capitão Nascimento que não precisam das caricaturas, eles são idênticos.


Por JG


Adair Rocha
franada_60@hotmail.com

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Notícia





Federação de Basketball apresenta regulamento e formas



No último sábado (6), aconteceu na sede da Federação Paranaense de Basketball uma reunião técnica com dirigentes e técnicos de clubes de todo o estado.
O encontro começou com o presidente da entidade, Amarildo Rosa, agradecendo a todos pelo comparecimento, e destacou a importância de cada um participar com a elaboração do regulamento das competições que serão realizadas ao logo do ano. “Nosso trabalho único com os clubes deixa nosso basquete cada vez mais forte”, destacou Amarildo.
Logo em seguida o diretor técnico da Federação, Rogério Franca, apresentou aos presentes o regulamento geral par as competições de 2010 e também o calendário. As cidades que sediarão as competições estarão definidas até o final deste mês. “Vamos procurar definir todas as cidades sedes de todas as disputas até o final do ano, para não ficarmos correndo em última hora para buscar uma sede”, disse Rogério.
A primeira competição estadual a ser realizada será a Taça Paraná que começa em maio. Na primeira quinzena de junho acontece a competição sub 14. No mês de julho as finais da Taça Paraná. Em agosto, as competições sub 13 e sub 19, também iniciam do campeonato adulto. No mês de setembro o campeonato sub 17. Em outubro as finais do campeonato adulto, além das competições sub 12 e sub 14.
Nas competições de Curitiba e região metropolitana, de 6 a 7 de março o torneio inicio adulto e sub 15 na Associação Viking (Volvo). Dias 13 e 14 de março o torneio inicio do sub 19 e sub 13. Para fechar, dias 20 e 21 de março o torneio sub 17, sub 14 e sub 12.
Para as competições do metropolitano, serão realizados os congressos técnicos na sede da Federação. Dia 4 de março para o adulto, às 20 horas. No dia 11 de março, também, às 20 horas para os campeonatos de base.
Arbitragem
A reciclagem para os árbitros que fazem parte da Federação será no dia 6 de março em Londrina. Dia 20 de março em Toledo ou Cascavel. Dia 27 de março em Curitiba. Para os árbitros que fazem parte do quadro nacional, a reciclagem será de 9 a 11 de abril, em Curitiba.
fonte: FPRB



Marcio Jonas Juk


1)O que você acha do basquete do Paraná?
Acredito que o basquete do Paraná pode ter alto nível de jogadores e times, mas precisamos de mais apoio d empresários, aqui são revelados muitos atletas bons mas depois dos 18 anos não tem o que fazer e deixam o basquete para o final de semana!
2)Quais foram suas conquistas aqui em Curitiba?
Fui bi campeão do torneio inicio, fiquei 3 vezes em 3° lugar no metropolitano, fui convocado para a seleção paranaense, onde ficamos em 2° lugar, fui campeão paranaense adulto pelo time da keltek, e 3° lugar na NLB.
3)O que você espera do Paraná este ano (Basquete)?
Espero que o Paraná consiga dar um passo grande para obter times de ponta jogando o campeonato nacional.
4)Como foi ter um técnico que trouxe a experiência da NBA?
Foi muito bom, consegui ver que o nível de basquete estrangeiro ainda é superior ao do Brasil, aprendi muitas coisas boas com ele, acredito que o Brasil tem condições de ter equipes muito boas. Vi também que jogar no exterior não é impossível.
5)Qual o melhor jogador que trabalhou com você?
Gosto muito do jogo do Daniel caçamba, e um jogador que veio da Republica Dominicana. Admiro o Lucas Tischer pela sua força física e impulsão.
6)Você jogou em 2009 o Campeonato Paulista Adulto da segunda divisão, a sua atuação foi boa? Você acha que tem condições de jogar o Paulista da primeira divisão?Qual a diferença de São Paulo com o Paraná?
Joguei, ainda não foi uma atuação considerada boa, sei que posso fazer muito mais do que fiz, e acredito que não tenho só condições de jogar o paulista A1 mas também o nacional! A diferença de São Paulo e Paraná, é o apoio, e a quantidade de times que disputam o campeonato.
7)O que podemos esperar do Marcio em 2010?
Ainda meu futuro esta indefinido, estou esperando portas se abrirem, esperando em Deus, quero estar onde Deus queira que eu esteja, quero voltar pra SP para jogar o torneio milênio, e o paulista. Vão ouvir falar muito de min.
8) Faça uma reflexão sobre sua trajetória no basquete?
O basquete em minha vida é não só um sonho, mas minha vida resume-se no basquete, se tirassem o meu coração, acredito que teria a forma de bola de basquete. Creio que aprendi muitas coisas com o basquete, é bom trabalhar em grupo, é bom não ir para o caminho errado, é bom se reunir pra correr atrás da bola laranjada, dar risada, espero que muitas crianças estejam descobrindo a arte de jogar basquete, e se desviem do mundo que temos hoje, de violência e drogas. Deus quer usar muito o esporte para mostrar a verdade para as pessoas!



Por Adair Rocha.

domingo, 7 de fevereiro de 2010

José Neto


José Neto que é natural de Itapetininga – SP sempre gostou de basquete, como ele mesmo disse! Fui um jogador modesto, mas foi o suficiente para saber o que se passa na cabeça de um jogador.
Estudou na USP-SP Educação Física e logo começou a trabalhar no Clube Atlético Paulistano, este profissional trabalhou com Ícones do Basquete mesmo antes de estar na CBB, foi este Eduardo Agra que proporcionava em seus treinos uma filosofia de coletividade e trabalhos fortes de defesa, os outros profissionais que me lembro, que também são ótimos foram: Clauber Buneca e Alcir que na época eram técnicos das Escolinhas do (CAP).
Não foi por acaso que Neto hoje coordena as categorias de base da Seleção Brasileira de Basquete, ele trabalhou muito para chegar neste nível, e podem ter certeza que ele esta fazendo um grande trabalho.
fonte da foto:www.databasket.com

História pessoal de Adair Rocha.
franada_60@hotmail.com

UCMCOMICS


Conheça os quadrinhos do UCMCOMICS.
Você pode acompanhar tudo pelo link VISITEM/ UCMCOMICS.

Por Adair Rocha
franada_60@hotmail.com

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Crescimento 2010


Como técnico da equipe Vikings compareci a reunião que abordou vários assuntos para a melhoria do Basquete Paranaense, pessoalmente fiquei satisfeito com as propostas que visam a melhoria, gostei também de conhecer antigos técnicos do Paraná que não são muito comentados na mídia justamente pela ausência do basquete nos veículos de comunicação, com relação ao site ele também terá novidades, com a gerencia do jornalista Marcelo Flessak que tem muita experiência nesta área.

O projeto Vikings Basketball deseja boa sorte as nova gerencia da FPRB e com certeza o basquete vai crescer em 2010.

Por Adair Rocha.
franada_60@hotmail.com

Treino na AV às 19:30 SEGUNDA 08/2/10


Galera agora quem quiser jogar precisa treinar e já esta marcado o Torneio Início da FPRB, os dias são: 05/3,06/3 e 07/3/2010.

Por Adair Rocha
franada_60@hotmail.com

SÃO PAULO FC REALIZA PROCESSO SELETIVO



SÃO PAULO FC REALIZA PROCESSO SELETIVO PARA BASE
06/02/2010 01:29 h

DATA - 10 de fevereiro de 2010 (QUARTA-FEIRA)
HORÁRIO - 15h30
LOCAL - GINÁSIO G-2
ENTRADA - PORTÃO 13
FAIXA ETÁRIA - NASCIDOS EM 1996 E 1997

Frederico Batalha
fbatalha@databasket.com
fonte:www.databasket.com

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

XIX Torneio de Basquete Master em Caiobá


Acompanhe a notícia no site www.fprb.com.br, o basquete não tem limites.
fonte da foto: www.fprb.com.br

ENTREVISTA COM WLAMIR MARQUES



O Databasket fez uma entrevista exclusiva com Wlamir Marques (foto), um dos maiores nomes do basquete brasileiro em todos os tempos, que hoje continua auxiliando o a modalidade como professor e comentarista. Dispensando qualquer tipo de apresentação mais detalhada e de qualquer comentário sobre seus feitos dentro de quadra, confira o que o bicampeão Mundial falou sobre o passado, presente e futuro d ...

Entrem no siste e vejam o assunto completo.

Fonte:www.databasket.com

Medicina esportiva

A Medicina esportiva está em pleno desenvolvimento em nosso país, o surgimento da residência de medicina esportiva é o capítulo recente deste processo o que promoverá a formação de especialistas com formação multidisciplinar.

O Congresso de Atualização em Medicina do Exercício e do Esporte foi desenvolvido para abranger todas as áreas de atuação da medicina esportiva.

A visão multidisciplinar da residência de medicina esportiva foi transportada para este congresso incluindo temas atuais em uma verdadeira revisão de toda a especialidade.

Palestras nacionais e internacionais (Sheila Ingham e Tanya Hagen) abordando temas desde as características da criança, adolescentes, terceira idade, mulher no esporte, o esporte paraolímpico e o esporte de alto nível (corrida, basquete, futebol, boxe ,natação).

O exercício promovendo saúde será abordado com palestras sobre hipertensão arterial, diabetes, asma, emergências médicas e uma mesa redonda de cardiologia procurando demonstrar a importância da medicina esportiva como coadjuvante no tratamento das afecções clínicas.

Aguardamos a sua presença, clínicos, médicos do esporte, ortopedista, fisiologistas fisioterapeuta e todos os profissionais ligados ao esporte, para que tenhamos um evento científico inesquecível e que possamos atualizar e trocar conhecimentos.

Presidente da Comissão Organizadora: Prof. Dr. Moisés Cohen
Presidente da Comissão Científica: Dr. Carlos Vicente Andreoli


Comissão Organizadora

Presidente: Prof. Dr. Moisés Cohen

Acary de Oliveira
Antônio Carlos da Silva
Benno Ejnisman
Beny Schmidt
Carlos André Freitas
Carlos Vicente Andreoli
Fernando Torres
Japy Oliveira
Mauro Vaisberg
Rene Jorge Abdalla

Comissão Científica Presidente: Carlos Vicente Andreoli

Alberto de Castro Pochini
Amália Pelcerman
Carlos Tadeu Moreno
Daniel Gentil
Eliana Zuchi
Emerson Garms
Fernando Cepollina Raduan
Gustavo Cará Monteiro
José Felipe Marion Alloza
Leandro Echenique
Leonardo Pires
Leonardo Addeo Ramos
Ligia Leme
Marcelo Bannwart Santos
Marcelo Wajchenberg
Marco Túlio Mello
Maria Salete Conde
Mário Ferretti
Maurício Garcia
Rogério Teixeira da Carvalho
Silvana Vertematti
Tathiana Parmigiano







fonte: http://www.cete.med.br/congresso/

Reunião técnica no próximo sábado FPRB

Acontece no próximo sábado (6) na sede da Federação Paranaense de Basketball – FPRB, uma reunião técnica com a participação de técnicos, clubes filiados e demais interessados. Neste reunião será apresentado o Calendário 2010, competições e regulamentos.
A reunião tem inicio às 9 horas e será comandada pelo presidente entidade, Amarildo Rosa, e o diretor técnico, Rogério Franca. Muitos assuntos referentes ao basquete paranaenses serão tratados neste encontro.
A pauta da reunião será a seguinte:
- Apresentação das Competições promovidas pela FPRB em 2010;
- Congresso Técnico Específico dos Campeonatos Estaduais e Taça Paraná:
- Torneio Início; Inscrições e Programação
- Tratar de assuntos de interesse geral das competições.
Serão disputadas neste temporada as seguintes categorias : Adulto, Sub-19, Sub-17, Sub-15, Sub-13 e Sub-12, masculino e feminino. Além na participação da FBPR nas competições nacionais.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Walter Roese


O técnico Walter Roese (foto), que é assistente técnico da University of Nebraska, nos Estados Unidos, será o técnico da Seleção Brasileira Sub-18 Masculina. O anuncio deverá ocorrer nos próximos dias pela diretoria da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).


Acompanhe a outra parte deste assunto no site www.databasket.com

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Individualize o programa


Estimule os atletas a fazer a si mesmo, as seguintes perguntas para ajudar a personalizar seus próprios programas:

1) Alimentei-me o sufuciente hoje para me dar a energia de que preciso?Tomei líquido suficiente para ter o melhor desempenho?
2)Que posso fazer para aprender a relaxar, controlar minha ansiedade, usar a imaginação mental ou pensamento positivo?
3)Como me sinto preparado? O que preciso fazer para tirar o máximo proveito do meu treinamento?

Linda Pettichoff é PHD do Departamento de Cinesiologia da BOISE STATE UNIVERSITY, EUA
FONTE: WWW.GSSI.COM.BR

O Ombro do Nadador

O nadador competitivo apresenta freqüentemente lesões que acometem a articulação do ombro. Estudos epidemiológicos já mostraram que aproximadamente metade dos nadadores já se afastou dos treinamentos por um período de três semanas devido a estas lesões. Estes estudos também evidenciaram que 40% dos nadadores já competiram com dor nesta articulação. A lesão no ombro pode encurtar a carreira do nadador, fazendo com que este abandone as piscinas precocemente.
Muitos são os fatores que favorecem a lesão no ombro dos nadadores. Como principais podemos citar a frouxidão articular, o número de repetições das braçadas, a fadiga muscular e os erros na técnica e no treinamento.

A frouxidão articular é uma característica do nadador. Os atletas apresentam boa flexibilidade, fator importante para uma natação eficiente. Porém, esta flexibilidade pode se tornar prejudicial quando é excessiva, sendo chamada então de instabilidade. O ombro com instabilidade é dolorido, e favorece a ocorrência de lesões nos tendões, bursas e cartilagem articular. Esta é a principal causa de afastamento dos atletas dos treinamentos e competições. A instabilidade pode ser evitada tomando-se cuidado com os exercícios de alongamento, evitando o estiramento excessivo dos ligamentos que estabilizam a articulação. O atleta que apresenta frouxidão articular como característica constitucional deve estar atento. Seu ombro pode tornar-se instável devido aos treinos de alongamentos realizados de forma incorreta. Outra forma de se evitar a instabilidade é manter fortalecidos músculos específicos como o serrátil anterior, subescapular e rotadores laterais.
Outro fator que predispõe o ombro a lesões é a repetição das braçadas e a fadiga muscular. Estima-se que o nadador que treine por volta de 10.000 metros por dia, 6 vezes por semana, durante 10 meses no ano, execute aproximadamente 4 milhões de braçadas. Isto gera uma sobrecarga no ombro, já que 90% da propulsão na natação é realizada pelos braços, com exceção do nado peito onde a pernada assume grande parcela na propulsão. A fadiga muscular faz com que os movimentos do ombro não sejam realizados de forma coordenada, sobrecarregando os tendões e favorecendo a lesão destas estruturas.

A técnica da braçada quando executada de maneira errada também sobrecarrega os ligamentos e tendões do ombro. Cuidados com o posicionamento dos cotovelos, posição de entrada da mão na água e inclinação do tronco devem ser observados. Cabe aos técnicos do atleta a correção destas falhas, prevenindo as lesões e melhorando o desempenho de seus atletas.

O atleta lesionado geralmente é tratado de maneira conservadora. Manter o atleta na água é muito importante, mas requer uma diminuição da metragem nadada e da intensidade do exercício. Medidas terapêuticas como fisioterapia, medicação, alongamento e exercícios específico possibilitam o retorno ao nível competitivo.

O enfoque preventivo da lesão do ombro do nadador é o principal fator a ser abordado. Este enfoque é multidisciplinar, e envolve o técnico, preparador físico, nutricionista, médico e fisioterapeuta. Os cuidados com a flexibilidade, com a técnica da braçada e treinamento podem prevenir as lesões fazendo com que o atleta aumente seu rendimento e sua carreira dentro da natação.
BIBLIOGRAFIA

Kennedy, J.C., Hawkins, R.J.: Swimmers shoulder. Physician Sports Med 2: 34-38, 1974.
Richardson A.B., Jobe F.W., Collins H.R.: The shoulder in competitive swimming. Am J Sports Med 8: 159-163, 1980.
McMaste W.C.: Anterior glenóide labrum damage: a painful lesion in swimmers. Am J Sports Med 14:383-387, 1986.
Scovazzo, M.L., Browne, A., Pink, M.: The painful shoulder during freestyle swimming. Am J Sports Med 19: 577-582, 1991.
Pink, M., Perry, J., Jobe, F.W., Scovazzo, M.L.: The normal shoulder during freestyle swimming: An ENMG and cinematographic analisys of twelve muscles. Am J Sports Med 19: 569-575, 1991.
McMaster, W.C., Troup, T.: A survey of interfering shoulder pain in the United States competitive swimmers. Am J Sports Med 21: 67-70, 1993.
Allegrucci, M., Whitney, S.L., Irrgang, J.J.: Clinical implications of secondary impingement of the shoulder in freestyle swimmers. J Orthop Sports Phys Ther 9: 307-318, 1994.
Zemek M.J., Magee D.J.: Comparison of glenohumeral joint laxity in elite and recreational swimmers. Clin J Sport Med 6: 40-47, 1996.
Bak K., Magnusson S.P: Shoulder strengh and range of motion in symptomatic and pain free elite swimmers. Am J Sports Med 25: 454-459, 1997.
Cohen M., Abdalla R.J., Ejnisman B., Schubert S., Lopes A.D., Mano K.S.: Incidência de dor no ombro em nadadores brasileiros de elite. Rev Bras Ortop 33(12):930-932, 1998.
McMaster W.C., Roberts A., Stoddard T.: A correlation between shoulder laxity and interfering pain in competitive swimmers. Am J Sports Med 26: 83-86, 1998.
McMaster W.C.: Shoulder injuries in competitive swimmers. Aqu Sports Inj Rehabilitation 18: 349-359, 1999.
Weldom E.J., Richardson A.B.: Upper extremity overuse injuries in swimming. Cin Sports Med 20: 423-438, 2001.


CONTATO:

Dr. Gustavo Cará Monteiro.
Membro do Comitê de Traumatologia do Esporte da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.
FONTE NO LINK Centro de Traumatologia Esportiva - SP

PROJETO UCMCOMICS

HOTEL CREPÚSCULO, ESSA HISTÓRIA É DIFERENTE E INOVADORA, NÃO PERCAM E ENTREM NO LINK UCM.

franada_60@hotmail.com
Adair Rocha.