quarta-feira, 28 de abril de 2010

EXERCÍCIOS AQUÁTICOS, MUITO ALÉM DA NATAÇÃO:


fonte da foto - www.ramfit.com.br/blog/wp-content/uploads/200...
BEM ESTAR,

Eficazes e Divertidos, os novos exercícios na água fazem maravilhas para a saúde.


Quando a hidroginástica chegou ao Brasil, há quase 30 anos, muitas pessoas descobriram os benefícios de se exercitar na água. Assim como a natação, a hidroginástica se mostrou segura para as articulações e ligamentos. Além de muito eficaz para o condicionamento físico e a prevenção de doenças. Hoje, novas e variadas atividades físicas são praticadas nas piscinas dos clubes e academias, melhorando a qualidade de vida das pessoas que optaram por estas deliciosas modalidades!

MUITAS OPÇÕES:

DEEP RUNNING

O deep running – corrida em piscina funda - tem uma origem em 1984, a corredora americana Joan Benoit sofreu uma séria lesão no joelho e, durante 3 meses praticou o deep running como parte de seu programa de recuperação. Quando voltou `as pistas, ganhou a primeira maratona olímpica feminina, em Los Angeles! Além de fazer parte dos programas de condicionamento físico de atletas profissionais, o deep running ganhou espaço nas piscinas das academias. Durante as aulas, sem que os pés toquem o fundo da piscina. Outros equipamentos, como os pés de pato especiais, foram desenvolvidos recentemente e as aulas estão cada vez mais mais elaboradas. Os resultados impressionam alto gasto calórico, melhora da postura, correção do alinhamento corporal, recuperação de lesões e, claro, excepcional condicionamento cardiorrespiratório.

HIDROPOWER

Ideal para quem já tem algum condicionamento, a hidropower privilegia o trabalho muscular dentro da água, que é feito de forma intensa. Para isso, são utilizados pesos e cargas especiais, que variam de acordo com a capacidade física de cada aluno.

AQUA RUNNING

Se você gosta de caminhar ou correr, aquarunning é a atividade ideal!
Dentro da piscina são feitas corridas e caminhadas, com o auxílio de uma meia especial antiderrapante. Excelente para quem quer condicionamento físico, a aquarunning enxuba as gordurinhas, fortalece a musculatura das pernas e glúteos e beneficia o sistema cardiorrespiratório. Tudo isso sem que as articulações sofram danos, como pode ocorrer nas corridas de rua!

AQUABIKE OU HIDROSPIN

Assim como no spinning tradicional, nas aulas de aquabike ou hidrospinning, a bicicleta é a grande estrela! Para que os exercícios possam ser feitos na piscina, são utilizadas bicicletas especiais, além de muita música e animação. A hidrospinning faz maravilhas pela saúde e pelo corpo! Além do trabalho aeróbico, que protege o coração e ajuda a regular a pressão arterial, a hidrospinning tonifica a musculatura e é uma ótima aliada das dietas – cada aula pode queimar até 700 calorias!

HIDROSTEP

O step, que já fez muito sucesso nas academias, foi parar na água!
Usando um step
(que é uma espécie de degrau)
Especial, que não desliza ou escorrega, coreografias e movimentos coordenados são desenvolvidos dentro da piscina. A hidrostep privilegia a parte aeróbica e a coordenação motora e é ideal para quem gosta de muito agito!

HIDROBOXING

Versão aquática do aeroboxe, a hidroboxing também saiu das academias para as piscinas.
Durante as aulas há deslocamentos, chutes, socos e golpes.
A grande vantagem é conciliar o trabalho aeróbico com a musculação e o alongamento.

ULTRASWIM

Campeãs na queima de calorias, as aulas de ultraswin são verdadeiros circuitos de exercícios, nos quais as atividades acontecem dentro e fora da água.
Na piscina (com a ajuda de camiseta especial, para aumentar a resistência da água) são intercalados os 4 estilos de natação – peito, crawl, costas e borboleta – com movimentos clássicos da hidroginástica. Fora da água são feitas flexões, agachamentos, corrida e bike. Vale lembrar que, para praticar ultraswin, é importante ter um bom condicionamento físico.

HIDROFITNESS

Assim como o ultraswin, a hidrofitness queima muitas calorias e exige condicionamento físico adequado! Os exercícios desta modalidade incluem corridas dentro da água, saltos, exercícios localizados e alongamento. O resultado compensa o esforço - a ultraswin trabalha resistência, velocidade, força muscular, coordenação motora , ritmo, flexibilidade e equilíbrio!

E Q U I P A M E N T O S:

Com o crescimento das modalidades de exercícios feitos na água, surgiram muitos equipamentos e acessórios que facilitam e intensificam os exercícios. O acqua storn, por exemplo, é uma espécie de nadadeira que, acoplada ao tornozelo, diversifica os movimentos do deep running. As caneleiras com pesos fazem parte das aulas de várias atividades na água e ajudam a fortalecer a musculatura das pernas e glúteos. O chamado
“chinelão” tem a mesma função das meias antiderrapantes: impedir que os pés escorreguem no piso da piscina. Além disso, há uma infinidade de pesos, halteres, bóias de estabilização e steps específicos para as aulas na água. Eles facilitam os movimentos e aumentam os benefícios destas atividades tão saudáveis e divertidas!

B E N E F Í C I O S :

A lista de vantagens e benefícios dos exercícios feitos na água é grande, começando pelas articulações, que são preservadas de impactos porque a ação da gravidade faz com que o corpo pese cerca de 90% menos. Esta característica é especialmente importante para quem sofre de artrite, artrose, dores nas costas, problemas na coluna e nos joelhos e excesso de peso. O meio aquático também exerce uma grande força sobre todos os músculos, trabalhando-os por completo. Por este motivo, exercícios na água queimam mais calorias do que os realizados em terra firme. O gasto calórico médio pode variar de 260 a 700 calorias por hora! A água ainda tem efeito massageador, que reduz o stress, a ansiedade e até a depressão. O sistema cardiorrespiratório é outro beneficiado, melhorando a qualidade de vida de portadores de doenças como hipertensão, asma e bronquite. Já a temperatura da água. Ligeiramente morna, faz milagres pelo corpo e pela mente: ela dilata os vasos sanguíneos, melhorando a circulação e o transporte de oxigênio para os tecidos. O hipotálamo, no cérebro, recebe esta sensação como um estímulo prazeroso. E como se não bastasse tudo isso, com toda atividade física, os exercícios na água liberam endorfina, que alivia dores e aumenta a energia e a disposição. As atividades aquáticas só não são a melhor opção para quem sofre de osteoporose: por serem de baixo impacto, não favorecem a produção da massa óssea.
Por fim, vale lembrar que toda atividade física só deve ser feita após uma avaliação médica completa.

Obs. Copiado do editorial “BEM-ESTAR’ - Piscina: o caminho para ter saúde e o corpo em forma, da revista PLENA (FARMA PONTE – SOROCABA-SP) de MARÇO/ABRIL 2010.

COPA VOLVO TERCEIRA RODADA



Domingo dia 02/5/2010 a partir das 08h30min AM o basquete é a grande atração do ginásio da ASPP que gentilmente cedeu à estrutura devido à manutenção do ginásio da VOLVO, estes jogos começam com a equipe da VOLVO enfrentando o invicto Circulo Militar, segundo jogo trata-se de dois invictos, a equipe de Campo Largo que não para de crescer e a equipe Vikings que apresentou muita qualidade nos jogos passados, por final a experiente equipe da Caixa enfrenta a também experiente equipe UPB, para eles só a vitória interessa.
Peço aos jogadores que levem seus familiares para assistir.

Adair Rocha Técnico da Volvo.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Campo Largo x Caixa




As equipes que ainda estão invictas são:
Circulo Militar – PR
Campo Largo – PR
Vikings Basketball

As equipes Volvo, UPB e Caixa vão tentar se recuperar no próximo domingo dia 02/5/2010 no ginásio da ASPP.

VIKINGS X VOLVO



UPB X Circulo Militar - PR



sábado, 24 de abril de 2010

LESÕES

Nas últimas semanas uma série de lesões no basquete provocaram preocupação de jogadores e comissões técnicas. Como exemplos podemos citar: Paulão (luxação de tornozelo), Cris Bosh (fratura de nariz), Renato (pé), Dedé (pé), Marcelinho(ferimento cabeça), Mineiro (lesão dentária), Tony (mão), Bogut (luxação de cotovelo e fratura de punho), Murilo (tornozelo) e Alex (lesão de cruzado anterior joelho).
POR DOUTOR Carlos Vicente Andreoli
andreolicruz@uol.com.br

Assunto completo no site www.databasket.com.br

COPA VOLVO DE BASQUETEBOL




Domingo dia 25/4/2010 a segunda rodada se inicia a partir das 08h30min AM no ginásio da ASPP na Rua Ulisses Vieira, 2303 - Sta. Quitéria – Curitiba - PR Fone: (41) 3274-7375, a pratica do basquetebol é muito importante, nosso esporte precisa ser visto com carinho por todos, ele não é muito divulgado em Curitiba pela falta de conhecimento, nos anos 90 quando ele era visto em redes abertas de TV tudo era mais fácil, então vendo estas dificuldade levem seus familiares para assistir os jogos em Curitiba - PR.

CENTRO DE EXCELÊNCIA





Faço aqui uma reflexão sadia deste projeto, sou professor de 2 núcleos da Cidade de Araucária – PR que por tradição investe em esporte, mas estou pensando no futuro, tenho um total de 120 alunos em 2 núcleos e destes alunos tenho altos, baixos, alguns com mais dificuldades outros com menos.
A palavra prospectar é interessante, tentar ver o futuro de quem vai ser jogador ou não, é trabalho difícil, no meu caso prefiro não pensar! Por experiência própria conheci talentos incríveis da pré – adolescência e adolescência, mas quando chegaram à fase adulta não conseguiram produzir, como também observei jogadores sem muito talento e aptidão física, mas que conseguiram se criar no basquete profissional, acredita - se que se precisa de um conjunto de fatores como sorte, talento e muito trabalho para ter uma chance.
Prefiro nos meus treinos investir em disciplina, educação e respeito de tal forma que se estas crianças não conseguigam vingar no esporte elas serão grandes pessoas e estarão preparadas para novas experiências.
O esporte é um preparador para vida real e gerenciamento de conflitos, é o que aprendi com o esporte.

Adair Rocha.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

DOMINGO DIA 25/4/2010 COPA VOLVO DE BASQUETEBOL


Rodada 11/4/2010
VOLVO 41 x 59 Campo Largo
Vikings 49 x 37 UPB
Circulo Militar 70 x 26 Caixa


Primeiro jogo Circulo x UPB às 08h30min AM, segundo VOLVO x Vikings às 09h30min e terceiro Caixa x Campo Largo às 10h30min.

O ginásio da ASPP fica na: Rua Ulisses Vieira, 2303 - Sta. Quitéria - Curitiba/Pr Fone: (41) 3274-7375

terça-feira, 20 de abril de 2010

Preparação para o Regional Sul


Em preparação para o Regional Sul, a equipe Fênix vêm treinando duro para obter o melhor resultado, que seria uma das vagas para a divisão de acesso do brasileiro.
Com a dedicação de seus atletas nos treinamentos físicos e táticos a equipe vem conseguindo bons resultados em amistosos realizados. Frustrados os atletas esperam pelo campeonato desde ano passado onde não ocorreu a competição por causa da gripe H1N1. E ficou um ponto de expectativa em relação aos atletas que haviam se preparado muito para a competição e esse ano queremos mostrar o trabalho feito desde o último regional sul realizado em 2008 em Concórdia SC, onde a equipe teve um bom desempenho, mas não conseguiu seu objetivo maior.
A competição começa dia 11 e vai até dia 16 de maio em Brusque SC.
fonte:Fênix

segunda-feira, 19 de abril de 2010

MEDICINA PREVENTIVA BASEADA EM EVIDÊNCIAS


Uma alimentação balanceada, rica em frutas, verduras, legumes. Consumo mínimo de gorduras trans. Dois litros de água por dia. Prática esportiva regular, de no mínimo quatro vezes por semana. Moderado uso de bebidas alcoólicas. Abstenção de cigarro.

As afirmações do parágrafo anterior são o que normalmente se ouve do médico para que se possa ter um corpo saudável, com a perspectiva de uma vida longa e menor chance de adquirir doenças decorrentes do consumo de alimentos inadequados ou de hábitos de vida incorretos.

Mas será isso o suficiente para que se possa realmente ter uma vida saudável? Será o bastante para que a pessoa possa se precaver de futuras enfermidades, algumas vezes precoces?

Não! Para ser saudável, toda essa rotina de vida deve ser acompanhada através de um check up médico. A partir de exames complementares, algumas enfermidades poderão ser detectadas, independentemente de se levar uma vida aparentemente saudável.

Disso conclui-se que uma dieta saudável – associada a um adequado condicionamento físico e hábitos sociais moderados, somado a um check-up médico regular – seria a chave para que se possa ter uma vida saudável, sem intempéries e com garantia da tranqüilidade futura?

Novamente, a resposta é não! Absolutamente NÃO! Ainda é o insuficiente. O que fazer então? Como fazer um check-up médico? Onde se deve ir? Qual a especialidade médica a ser procurada? De quanto em quanto tempo tudo isso deve ser realizado?

A ciência médica evoluiu muito nas últimas décadas desde a descoberta dos antibióticos até a dissecção do genoma humano. Os conhecimentos se acumularam geometricamente. Hoje, não se admite mais realizar um controle da saúde baseado em técnicas e métodos antigos, de quando não se dispunha de conhecimento e dos meios para determinar diagnósticos acertados.

A grande revolução da medicina atual está na Medicina Preventiva Baseada em Evidências.

Quando uma pessoa se submete a um check-up médico, muito divulgado nos dias de hoje, em que passa por uma enorme bateria de exames laboratoriais e de imagem, na expectativa de que algo possa ser detectado, é como se fosse procurar uma camisa em um quarto escuro. Assim quanto mais exames fizer, quanto mais procurar, quanto mais portas e gavetas revirar, maior será a chance de encontrar uma disfunção metabólica ou – comparativamente – maior a chance de encontrar a dita camisa.

Excesso de exames é o que se vê. Sem dúvida, um desperdício de tempo e de dinheiro. Basta lançar um olhar sobre a situação em que se encontram os planos de saúde. Os altos custos de exames complementares, realizados indevida e indiscriminadamente, acabam por vezes inviabilizando alguns planos.

Para que possa ter uma saúde monitorada inteligentemente, a pessoa tem que – inicialmente – ser submetida a uma avaliação clínica racional e a um atendimento personalizado. Afinal, cada pessoa é diferente. Há biótipos diferentes, hábitos de vida particulares. Não é possível enquadrar todas as pessoas em um mesmo e único protocolo de atendimento.

Tudo isso é iniciado com um exame clínico minucioso e detalhado. Assim, é possível detectar quais as fragilidades em termos de saúde, quais são as limitações e – principalmente – quais são as predisposições genéticas da pessoa.

A partir da análise das tendências genéticas da própria família, será possível avaliar a tendência de a pessoa ter, ou de vir a ter, determinadas doenças.

Com o mapa genético teórico preenchido, pode-se partir com racionalidade para a solicitação de exames. Agora sim, esses exames complementarão as informações e, dessa maneira, focarão com maior nitidez a saúde individual, possibilitando a programação de reavaliações periódicas, baseada na eventual predisposição a determinadas patologias.

A partir de providências e de evidências, a situação ficará mais clara, lógica e racional para prevenir determinado grupo de doenças. Com a luz acesa, ficará mais fácil localizar a camisa. A saúde ficará mais protegida a curto, médio e – principalmente – a longo prazo.

Antonio Levi Afonso Hirt
Médico, cirurgião do aparelho digestivo, especialista em gastroenterologia, mestre em cirurgia, professor do curso de Educação Física da Faculdade Dom Bosco.
fonte: site da faculdade DOM BOSCO CURITIBA - PR...

Ginásio em Reforma. AOS BASQUETEIROS


Aos basqueteiros, infelizmente o ginásio da Associação Viking esta em reforma, com orientação do gerente de esporte da AV, é necessária interditar, isso tem a ver com a integridade física dos usuários, como em outros ginásios pessoas sofreram lesões graves e até óbitos, o piso será trocado evitando qualquer tipo de perigo, deixo claro que a preservação da saúde é o mais importante.
30 dias para esta reforma...A Copa Volvo de basquete vai ser realizado em outro ginásio que esta sendo negociado...


Técnico de basquete da VOLVO Adair Rocha.

domingo, 18 de abril de 2010

AMAZONAS FRANCA



Amazonas: Parceira de novo, com muito orgulho!Publicada dia: 16/04/2010



Empresa de calçados já esteve com o time francano por dois anos e 44 títulos



A Empresa de calçados Amazonas anunciou dia 18 de março deste ano nova parceria com o Vivo/Franca Basquete agora como co-patrocinadora. O que muitos talvez não saibam é que essas marcas já estiveram juntas por dois anos, época de ouro para o time.


O patrocínio oficial da equipe veio entre 1974 e 76, mais precisamente de 2 de novembro a 14 de novembro do biênio seguinte, quando na cidade a intenção era promover o esporte amador por meio de empresas assim como já acontecia na Europa, Japão e EUA.


Com uma equipe de mestres formada por Hélio Rubens, Totô, Fransérgio, Adilson, José Geraldo, Gilson, Robertão, Aguirre, Carlão, Carraro, Carrarinho, Fausto , Betão e Marquinhos (9 pertencentes à Seleção Brasileira) e liderada pelo eterno professor Pedroca, o então Esporte Clube Amazonas Franca disputou 142 partidas com um saldo de vitórias invejável. Foram 125 triunfos e somente 17 derrotas. Os 44 títulos conquistados na época também contribuíram e muito para a ascensão do atual Vivo/Franca.



Inesquecível: Sérgio Aleixo (Foto), eterno mordomo do Franca Basquete e torcedor apaixonadíssimo pelo clube, segura a camisa do Amazonas Franca. Para ele, a retomada da parceria é muito positiva e esperada. “O Amazonas sempre foi um parceiro sério e determinado. Eles, além de gostarem do esporte, sempre nos ajudaram e muito. Os títulos conquistados falam por si a importância dessa união. Estou feliz de vê-los juntos novamente”.



“É um orgulho muito grande e uma satisfação poder contar novamente com a Amazonas, empresa que nasceu na nossa cidade e que tanto nos ajudou. Franca deve muito a ela não só pelos empregos gerados, mas pela visibilidade que trouxe com o seu desenvolvimento. Nós do basquete também. Eles fazem parte da nossa história e da nossa tradição”, disse o presidente do Vivo/Franca, Fransérgio Garcia.



Foram, ao todo, 35 conquistas como campeão, 8 vice e um título honroso. Entre tantas vitórias memoráveis a conquista do vice campeonato na IX Copa Mundial “William Jones” é um, se não o feito mais importante do time na época. A final foi disputada em série melhor de cinco de 13 a 17 de setembro de 75 em Cantu e Varese na Itália. Em primeiro lugar ficou o Birra Fort, time da casa.


O Franca Basquete já era um dos grandes destaques no cenário nacional e internacional. A conquista do primeiro lugar no Campeonato Sulamericano em dezembro de 1974 também deve ser lembrado com orgulho. Disputado em Salto e Montevidéu, no Uruguai, foi campeão invicto. Com o apoio do Amazonas, o FBC foi também campeão em La Paz, na Bolívia, em 75 pelo mesmo campeonato. Representando a seleção brasileira de basquete, Franca jogou contra Paraguai e Uruguai.



“É com ótimos olhos que vemos esta parceria reestabelecida. Uma conquista super importante, ainda mais agora. Estamos vivendo um momento muito bom, de profissionalismo no basquete graças ao fortalecimento da Liga Nacional. Sem contar que a Amazonas tem a cara do esporte. Temos que estar juntos, afinal basquete e calçado sempre foram tradição em Franca”, completa Saulo Pucci, diretor do Grupo Amazonas.


De volta: Denilson Faria, Fransérgio Garcia e Saulo Pucci mostram a nova camisa do clube e reafirmam parceria. Foram quase 150 partidas na primeira união



De 76 a 84, a Amazonas se manteve como parceira por meio de apoios esporádicos e em 2010 voltou a compor a lista de colaboradores do time, onde já estiveram empresas renomadas como Power, Scorpus, Ravelli, Sabesp, All Star, Satierf, Cosesp, Cougar, Marathon, Gallus, Ferracini, Mariner, Unimed, Prefeitura de Franca e Vivo, principal rede de telefonia móvel do Brasil e a única que desde 2007 garante ao cliente o direito de ter o seu aparelho desbloqueado gratuitamente.


A EMPRESA


A Empresa Amazonas foi fundada pela família Pucci em 14 de março de 1947. O grupo de empreendedores iniciou sua história de sucesso com a Manufatureira de Borracha Amazonas para produzir saltos de borracha vulcanizada e concorrer com os saltos importados fabricados nos Estados Unidos. A empresa logo atingiu seus objetivos, cresceu e é hoje um complexo industrial considerado o maior fabricante de componentes para calçados da América Latina e um dos maiores do mundo.



De descendência italiana, Saulo Pucci é o diretor responsável pela holding que tem atualmente filiais brasileiras em João Pessoa (PA), Novo Hamburgo (RS), Jequié (BA), Paulínia (SP) e São Paulo (SP). Fora do país, possui sede ainda em Montevidéu, no Uruguai.



São mais de 3.400 empregos no país e mais de 10 empresas autônomas especializadas na fabricação de placas, unisolas, viras, meias solas, adesivos e componentes menores para confecção de calçados. A empresa também se destaca na área social já que mantem projetos para filhos de funcionários, cursos e o clube do aposentado, para ex-funcionários. Os funcionários da Amazonas têm acesso livre na Associação Desportiva Classista Amazonas, clube com piscina, academia e playground.



CRÉDITOS

Texto: Carol Diniz

Diagramação e arte: Renato de Faria

Fotos: Renato de Faria e Divulgação/Amazonas

FONTE SITE FRANCA BASKETBALL

sábado, 17 de abril de 2010

Círculo Militar do Paraná no CONFAO



Notícia

Oficialmente o Círculo Militar do Paraná está fazendo parte do CONFAO, o Conselho de Clubes Formadores de Atletas Olímpicos.
Isso significa que este tradicional clube de Curitiba está entre os maiores Clubes do Brasil formadores de atletas olímpicos. Hoje somente 13 clubes fazem parte do CONFAO.
Para o Diretor de Esportes do Círculo Militar do Paraná, Sr. Edson Lopes da Silva, ter o Círculo Militar no CONFAO é uma grande vitória :
"Esse é o reconhecimento de um trabalho que iniciamos a 4 anos atrás reestruturando o departamento de esportes do Circulo com ajuda de todos que acreditam no esporte como uma ferramenta importante na transformação de uma sociedade e o crescimento de um Pais. "
Seguem abaixo alguns textos sobre o CONFAO e quem quiser saber mais noticias é só entrar no site da CBC www.cbc-clubes.com.br e clicar no link do CONFAO.
Pinheiros (SP), Minas (MG), Flamengo (RJ), Vasco (RJ), Fluminense (RJ), Corinthians (SP), Grêmio Náutico União (RS) e Sogipa (RS) se uniram e criaram o Conselho de Clubes Formadores de Atletas Olímpicos - CONFAO para reivindicar parte dos recursos federais destinados ao esporte olímpico no Brasil. A verba seria usada para aumentar a base de atletas e melhorar a infraestrutura disponível para os competidores olímpicos em potencial. Atualmente, os clubes arcam sozinhos com as despesas de formação e manutenção de atletas.
Hoje, a Lei Agnelo/Piva determina que 2% da arrecadação de loterias federais sejam destinados ao COB - Comitê Olímpico Brasileiro (85%) e ao COPB - Comitê Paraolímpico Brasileiro (15%). Os comitês têm autonomia para administrar o dinheiro e repassá-lo às Confederações, sem que
qualquer valor chegue aos clubes.
A proposta é incorporar um adendo no texto da Lei, especificando que um percentual dos recursos oriundos da Agnelo/Piva (em torno de 30%) seja reservado para os clubes. No último ciclo olímpico, o COB arrecadou,
através da Lei, cerca de R$ 288 milhões.
As mudanças propostas pelo Conselho de Clubes Formadores de Atletas Olímpicos seriam um complemento aos patrocínios que, geralmente, são variáveis e se concentram em nomes já consagrados, o que dificulta o planejamento sistematizado e eficiente para a formação de novos talentos.
Quase 80% dos atletas brasileiros que disputaram os Jogos de Pequim/2008 estão vinculados a clubes – dos 277 integrantes da delegação brasileira
213 eram ligados aos clubes. São as próprias agremiações que arcam com
os altos custos de formação e manutenção desses atletas, sem ter
contrapartida financeira que justifique o investimento.
O Conselho sustenta que os recursos públicos advindos da alteração na legislação sejam usados para apoiar os chamados esportes especializados, não contemplando o futebol, uma vez que essa modalidade já
dispõe de outros incentivos.
O Conselho de Clubes Formadores de Atletas Olímpicos – CONFAO é um órgão estruturado dentro da Confederação Brasileira de Clubes - CBC, a qual todos os membros são filiados.
fonte fprb.

Esperamos que apareçam muitos talentos neste novo projeto, logo abaixo uma entrevista.

Ontem entrevistei o técnico do Circulo Murilo e uma das perguntas ele falou que o mais importante é a pratica esportiva e que por seqüencia é inevitável a aparição de talentos, ele como jogador disse que fica mais fácil o entendimento como técnico por que vive na quadra e passa para seus atletas esta experiência, este técnico é novo e promete chegar longe, pois além de seu conhecimento tem muita humildade, boa sorte técnico.

Adair Rocha...

Jogos





Este curso de árbitros também serviu para o entrosamento da equipe Vikings/ UPB/ que tem o apoio das empresas TECNICOPIAS/ ASSOCIAÇÃO VIKING, jogamos na parte da manha contra Colombo/ APCEF e a tarde contra o CLUBE THALIA, não colocaremos os resultados pois o mais importante foi o próprio jogo, Colombo, Caixa e Thalia estão de parabéns pelo trabalho que estão realizando em suas equipes de basquete, agradeço também a FPRB pela iniciativa...

Adair Rocha.

FONTANA




Geraldo Fontana
Nome Completo Geraldo Miguel Fontana
Data de Nascimento 26/12/1961
Naturalidade Socorro (SP)
Clubes que comandou Formado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie (SP)
Outras informações - Atividades como árbitro
1982 – Início como Árbitro da Federação Paulista de Basketball.
1983 – Árbitro Revelação da Federação Paulista de Basketball.
1984 – Árbitro Nacional da Confederação Brasileira de Basketball.
1987 – Árbitro Internacional da Federação Internacional de Basketball.
1989 – Árbitro da Final da Primeira Copa América Masculina – México.
1992 – Árbitro nos Jogos Olímpicos de Barcelona.
2000 – Árbitro da Final do Campeonato Pan-Americano de Clubes – Masculino.
1985/1987/1990/1992/1997/1999 – Apito de Ouro da Federação Paulista de Basketball.

- Atividades como Instrutor / Comissário / Supervisor
- Coordenador Geral de Arbitragem da Confederação Brasileira de Basketball desde 2003.
- Instrutor Nacional FIBA Américas desde 1999.
- Comissário FIBA desde 2006 – Credencial 1984.
- Tutor online do Programa de Difusão das Regras do Basquetebol da FIBA desde 2006.

1994 e 2004 – Clínicas de Instrutores FIBA Américas.
2006 – Clínica de Comissário FIBA.
2006 e 2007 – Instrutor nas Clínicas Eletrobrás de Arbitragem.
2006 e 2007 – Instrutor nos Acampamentos Eletrobrás de Arbitragem.
2006 e 2007 – Coordenador de Arbitragem nas Olimpíadas Escolares (COB – Ministério dos Esportes).
2006 – Comissário – Campeonato Mundial de Basquetebol Feminino Adulto.
2007 – Instrutor na Clínica Internacional – Liga Sul-Americana de Clubes – Masculino.
2007 – Comissário – Liga Sul-Americana de Clubes – Masculino.
2007 – Comissário – Jogos Pan-Americanos – Rio 2007.
2007 – Comissário e Supervisor de Arbitragem – Pré-Olímpico das Américas – Masculino.
2007 – Observador representante da FIBA Américas no Pré-Olímpico Europeu – Masculino.
2007 – Comissário e Instrutor – Campeonato Sul-Americano de Clubes Campeões – Masculino.
2007 – Comissário e Instrutor – Campeonato Sul-Americano – Cadete Feminino.
2007 e 2008 – Comissário na Liga das Américas.
2008 – Comissário no Final Four da Liga das Américas.
FONTE CBB...


Acredito que esse profissional que esta há tanto tempo no meio do basquete conseguiu seu objetivo no Paraná, eu como técnico observei muitos talentos na arbitragem que estava presente, apesar de nós técnicos sermos relaxados em regras e condutas da arbitragem sabemos que é de estrema importância esta clinica, esperamos mais vezes este tipo de iniciativa e obrigado Fontana pelo trabalho, deixo aqui boa sorte para os árbitros que participaram deste curso.

Adair Rocha, técnico da Volvo de Basquete...

terça-feira, 13 de abril de 2010

Clínica Eletrobrás




Curitiba será sede de 15 a 18 deste mês da 14º Clínica Eletrobrás de avaliação de promoção, teste para árbitro nacional de basquete. A promoção é da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), em parceria coma Federação Paranaense de Basketball (FPRB). O curso terá como instrutor, Geraldo Miguel Fontana. E terá a coordenação da FPRB, com seu diretor de árbitros, Edson Gonçalves de Jesus.
“A clinica será muito importante, porque os árbitros do Paraná terão a oportunidade de serem avaliados e aqueles aprovados passarão a ser árbitros nacionais o que alimentará a qualidade da nossa arbitragem”, frisou o presidenta da Federação Paranaense, Amarildo Rosa.
A Cliniva se desenvolverá nos seguintes locais, na CCE (Paraná Esporte), Rua Pastor Manoel Virgínio de Souza, 1020,bairro Capão da Imbúia. No S.E.S.T./S.E.N.A.T, Rua Salvador Ferrante,1440 – Bairro Carmo, e na F.A.E, Rua Fioravante Dalla Stella, 66 – Bairro Cristo Rei.
O público alvo para esta clinica, são os candidatos ao teste de árbitro nacional da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e os Oficiais de Quadra e Mesa da Federação Paranaense de Basketball.
Os objetivos principais são promover o Teste de Árbitro Nacional. Promover a avaliação teórica, prática e física dos candidatos ao teste de Árbitro Nacional. Encaminhar ao Departamento Técnico da CBB um relatório contendo um parecer técnico do desempenho do candidato. Promover a Avaliação dos Oficiais de Quadra e Mesa da Federação Paranaense de Basketball. Dar ênfase a Mecânica de Arbitragem para Três Pessoas da FIBA. Dar ênfase a parte administrativa da partida.
Maiores informações com Sr. Romildo, Sr. Rogério ou Sra. Irene, na Federação Paranaense de Basketball, telefone: (41) 3264 3286

Foto: Amarildo Rosa, presidente da FPRB
fonte:www.fprb.com.br




A Associação Viking tinha liberado a estrutura para a realização deste evento tão importante para o basquete do Paraná, no entanto por uma questão de tempo o evento foi para o SEST SENAT, o projeto Vikings esta aberto para eventos desta natureza que trazem crescimento para o esporte da bola laranja.

domingo, 11 de abril de 2010

Metropolitano Vikings/UPB X Galícia





O primeiro jogo da equipe Vikings/UPB foi bom para ver que precisamos trabalhar muito, Galícia ganhou por 107 x 43 Vikings/UPB.
Durante todo o jogo não conseguimos encaixar as jogadas e nossa defesa foi muita fraca, mas muito fraca para o nível que queremos jogar, a equipe do Galícia vem reforçada para este campeonato com jogadores experientes, seu técnico Luizão conhece muito seus jogadores deixando a equipe a vontade para trabalhar, voltando a equipe do Vikings/ UPB, estamos começando um trabalho, treinamos em horários complicados neste tempo de frio que torna mais difícil tudo, cabe destacar que os jogadores são muito esforçados e estão determinados a mudar seu nível de jogo, esperamos para este metropolitano sermos mais maduros na execução do jogo.


A equipe do Vikings/UPB tem o apoio das empresas Técnicopias Impressão Digital/ Associação Viking.

COPA VIKING BASKETBALL 2010



O primeiro dia de Copa Viking foi muito legal, no período das 09h00min h as 11h00min h as equipes Volvo, Campo Largo, Vikings, Unidos pelo Basquete, Círculo Militar e APCEF demonstraram muita vontade através de jogadas e lances bonitos durante o jogo. Os resultados foram Campo Largo 59 X 41Volvo , Vikings 49 X 37 UPB, e o último jogo Círculo Miltar 70 X 26 APCEF. Aguardamos para a próxima rodada mais jogos disputados e durante a semana colocaremos mais fotos e notícias sobre o evento.


terça-feira, 6 de abril de 2010

UBIRATAN O REI DAS QUADRAS



Foto: Gazeta Press

O brasileiro Ubiratan Pereira Maciel recebeu uma homenagem póstuma ao ser eleito para o Hall da Fama do basquete mundial, nos Estados Unidos. O jogador, que morreu em julho de 2002, entrou para a lista de grandes nomes do esporte.

Ao lado de Ubiratan, Jerry Buss, Cynthia Cooper, Bob Hurley, Karl Malone, Scottie Pippen, Dennis Johnson e Gus Johns passam a integrar o memorial a partir deste ano.

O pivô brasileiro já faz parte do hall da fama do basquete brasileiro. Entre suas grandes conquistas na carreira, a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 1964 é um dos destaques. Na carreira, defendeu as camisas do Clube Floresta, Corinthians, Sprungen, Trianon, Sírio, Palmeiras e Tênis Clube São José.

O pentacampeão brasileiro foi o primeiro jogador do País a ser vendido a um time do exterior, o Sprungen, da Itália.

O Hall da Fama mundial foi criado em 1959 e tem, hoje, 293 nomes de treinadores, jogadores, árbitros e grandes times do basquetebol.

Michael Jordan recebeu a honraria no ano passado. Ao lado do jogador, David Robinson, John Stockton, Jerry Sloan e C. Vivian Stringer entraram na lista em 2009.
FONTE:http://esportes.terra.com.br/noticias/0,,OI4363838-EI1885,00-Brasileiro+entra+para+hall+da+fama+do+basquete+mundial.html


JG ESSE É O CARA!!!!!
POR VIKINGS BASKETBALL

segunda-feira, 5 de abril de 2010

IV Taça Joinville de Basquetebol





Entre os dias 31 de março e 4 de abril, aconteceu em Joinville (SC), a IV Taça Joinville de Basquetebol nas categorias Sub 13, Sub 14 e Sub 17. A equipe do Círculo Militar do Paraná/Dom Bosco/Dix Saúde conquistou o título da competição na categoria Sub 13, após vencer a forte equipe do Grêmio Náutico União de Porto Alegre (RS) na final. O cestinha da partida foi o atleta Matheus Rodrido (14), do Círculo Militar do Paraná/Dom Bosco/Dix Saúde com 23 pontos.

Seguem os resultados da equipe

01/04 CMP/Dom Bosco/Dix 46 X 37 AABJ/Felej/SC 1 Fase

02/04 CMP/Dom Bosco/Dix 37 X 41 G. N. União/RS 1 Fase 03/04

CMP/Dom Bosco/Dix 22 X 14 Tittãs Basketball/PR 1 Fase

03/04 CMP/Dom Bosco/Dix 41 X 33 JBA/Brascola/SC 1 Fase

02/08 CMP/Dom Bosco/Dix 53 X 49 G. N. União/RS Final

Por Daniel Stelmachuk Lazier

domingo, 4 de abril de 2010

Correr para o lado certo!!!



ANNA CARDOSO/ Campeã em Medellín Colômbia!




1) Campeã em Medellín Colômbia, qual é o sentimento de representar uma Nação?
R; É muito bom, é uma gratificação.
2) Como são seus treinamentos aqui no Brasil?
R; São de segunda a sábado, das 08h00min ao12: 00 e depois das 16h30min às 18h30min.
3) Fale um pouco de sua rotina pessoal?
R; Acordo e tomo café, vou pro treino, depois volto pra casa, almoço, em seguida vou pra aula, da 13h15min às 16h30min, depois treino de novo, aí vou pra casa janto tomo banho, e durmo.

4) Você tem um pai que apóia muito sua carreira, como funciona isso?
R; Sim, tenho um pai e uma mãe que me apóiam em tudo o que eu faço, eles me dão força nas horas que eu preciso, me dão conselhos, e acho muito importante uma família ajudar o atleta, assim ele se sente mais confiante.


5) O que podemos esperar de você?
R; Bom, estou dando o meu melhor a cada dia, então eu espero seguir a diante, obter bons resultados.



6) Você gosta de basquete?
R; Não sou muito ligada a esse esporte, mas acho interessante o basquete!


7) O que você espera da sua modalidade no Brasil?
R; Que a cada ciclo olímpico possa evoluir, pois acho que a ginástica tem muito pra mostrar.


8) Você gostaria de visitar a equipe da Volvo de basquete para contar um pouco da sua história?
R; É seria diferente, sou bem tímida, então não sei como reagiria.. mas sei lá, podemos tentar se quiser! Hahahahahaha!!!


De Vikings para Anna Cardoso!
Anna apesar de nosso veículo na mídia ser ligado ao basquete, não quer dizer que deixamos de lado os outros esportes, sua modalidade não para de crescer, sabemos que isso é fruto de um grande trabalho entre a comissão técnica e os atletas que realmente colocam a alma nos treinamentos.(Pai Maurício Cardoso Educando em Educação Física)
Fico curioso com seu pai que tem muito orgulho de você, ele a cada aula esta se especializando na preparação de atletas e pensa em te ajudar no futuro, mas não como pais totalmente emocionais que acabam atrapalhando seus filhos atletas, ele vai ajudar de uma forma positiva em sua carreira. Parabéns Maurício você além de um grande pai vai ser profissional a integrar um grupo interdisciplinar para apoiar os atletas.
Anna parabéns por esta conquista, estamos torcendo pelo grande sucesso que é inevitável, esperamos você para ouvir suas experiências como vencedora.
Obrigado Pela entrevista.



Técnico Adair Rocha.