
fonte da foto - www.ramfit.com.br/blog/wp-content/uploads/200...
BEM ESTAR,
Eficazes e Divertidos, os novos exercícios na água fazem maravilhas para a saúde.
Quando a hidroginástica chegou ao Brasil, há quase 30 anos, muitas pessoas descobriram os benefícios de se exercitar na água. Assim como a natação, a hidroginástica se mostrou segura para as articulações e ligamentos. Além de muito eficaz para o condicionamento físico e a prevenção de doenças. Hoje, novas e variadas atividades físicas são praticadas nas piscinas dos clubes e academias, melhorando a qualidade de vida das pessoas que optaram por estas deliciosas modalidades!
MUITAS OPÇÕES:
DEEP RUNNING
O deep running – corrida em piscina funda - tem uma origem em 1984, a corredora americana Joan Benoit sofreu uma séria lesão no joelho e, durante 3 meses praticou o deep running como parte de seu programa de recuperação. Quando voltou `as pistas, ganhou a primeira maratona olímpica feminina, em Los Angeles! Além de fazer parte dos programas de condicionamento físico de atletas profissionais, o deep running ganhou espaço nas piscinas das academias. Durante as aulas, sem que os pés toquem o fundo da piscina. Outros equipamentos, como os pés de pato especiais, foram desenvolvidos recentemente e as aulas estão cada vez mais mais elaboradas. Os resultados impressionam alto gasto calórico, melhora da postura, correção do alinhamento corporal, recuperação de lesões e, claro, excepcional condicionamento cardiorrespiratório.
HIDROPOWER
Ideal para quem já tem algum condicionamento, a hidropower privilegia o trabalho muscular dentro da água, que é feito de forma intensa. Para isso, são utilizados pesos e cargas especiais, que variam de acordo com a capacidade física de cada aluno.
AQUA RUNNING
Se você gosta de caminhar ou correr, aquarunning é a atividade ideal!
Dentro da piscina são feitas corridas e caminhadas, com o auxílio de uma meia especial antiderrapante. Excelente para quem quer condicionamento físico, a aquarunning enxuba as gordurinhas, fortalece a musculatura das pernas e glúteos e beneficia o sistema cardiorrespiratório. Tudo isso sem que as articulações sofram danos, como pode ocorrer nas corridas de rua!
AQUABIKE OU HIDROSPIN
Assim como no spinning tradicional, nas aulas de aquabike ou hidrospinning, a bicicleta é a grande estrela! Para que os exercícios possam ser feitos na piscina, são utilizadas bicicletas especiais, além de muita música e animação. A hidrospinning faz maravilhas pela saúde e pelo corpo! Além do trabalho aeróbico, que protege o coração e ajuda a regular a pressão arterial, a hidrospinning tonifica a musculatura e é uma ótima aliada das dietas – cada aula pode queimar até 700 calorias!
HIDROSTEP
O step, que já fez muito sucesso nas academias, foi parar na água!
Usando um step
(que é uma espécie de degrau)
Especial, que não desliza ou escorrega, coreografias e movimentos coordenados são desenvolvidos dentro da piscina. A hidrostep privilegia a parte aeróbica e a coordenação motora e é ideal para quem gosta de muito agito!
HIDROBOXING
Versão aquática do aeroboxe, a hidroboxing também saiu das academias para as piscinas.
Durante as aulas há deslocamentos, chutes, socos e golpes.
A grande vantagem é conciliar o trabalho aeróbico com a musculação e o alongamento.
ULTRASWIM
Campeãs na queima de calorias, as aulas de ultraswin são verdadeiros circuitos de exercícios, nos quais as atividades acontecem dentro e fora da água.
Na piscina (com a ajuda de camiseta especial, para aumentar a resistência da água) são intercalados os 4 estilos de natação – peito, crawl, costas e borboleta – com movimentos clássicos da hidroginástica. Fora da água são feitas flexões, agachamentos, corrida e bike. Vale lembrar que, para praticar ultraswin, é importante ter um bom condicionamento físico.
HIDROFITNESS
Assim como o ultraswin, a hidrofitness queima muitas calorias e exige condicionamento físico adequado! Os exercícios desta modalidade incluem corridas dentro da água, saltos, exercícios localizados e alongamento. O resultado compensa o esforço - a ultraswin trabalha resistência, velocidade, força muscular, coordenação motora , ritmo, flexibilidade e equilíbrio!
E Q U I P A M E N T O S:
Com o crescimento das modalidades de exercícios feitos na água, surgiram muitos equipamentos e acessórios que facilitam e intensificam os exercícios. O acqua storn, por exemplo, é uma espécie de nadadeira que, acoplada ao tornozelo, diversifica os movimentos do deep running. As caneleiras com pesos fazem parte das aulas de várias atividades na água e ajudam a fortalecer a musculatura das pernas e glúteos. O chamado
“chinelão” tem a mesma função das meias antiderrapantes: impedir que os pés escorreguem no piso da piscina. Além disso, há uma infinidade de pesos, halteres, bóias de estabilização e steps específicos para as aulas na água. Eles facilitam os movimentos e aumentam os benefícios destas atividades tão saudáveis e divertidas!
B E N E F Í C I O S :
A lista de vantagens e benefícios dos exercícios feitos na água é grande, começando pelas articulações, que são preservadas de impactos porque a ação da gravidade faz com que o corpo pese cerca de 90% menos. Esta característica é especialmente importante para quem sofre de artrite, artrose, dores nas costas, problemas na coluna e nos joelhos e excesso de peso. O meio aquático também exerce uma grande força sobre todos os músculos, trabalhando-os por completo. Por este motivo, exercícios na água queimam mais calorias do que os realizados em terra firme. O gasto calórico médio pode variar de 260 a 700 calorias por hora! A água ainda tem efeito massageador, que reduz o stress, a ansiedade e até a depressão. O sistema cardiorrespiratório é outro beneficiado, melhorando a qualidade de vida de portadores de doenças como hipertensão, asma e bronquite. Já a temperatura da água. Ligeiramente morna, faz milagres pelo corpo e pela mente: ela dilata os vasos sanguíneos, melhorando a circulação e o transporte de oxigênio para os tecidos. O hipotálamo, no cérebro, recebe esta sensação como um estímulo prazeroso. E como se não bastasse tudo isso, com toda atividade física, os exercícios na água liberam endorfina, que alivia dores e aumenta a energia e a disposição. As atividades aquáticas só não são a melhor opção para quem sofre de osteoporose: por serem de baixo impacto, não favorecem a produção da massa óssea.
Por fim, vale lembrar que toda atividade física só deve ser feita após uma avaliação médica completa.
Obs. Copiado do editorial “BEM-ESTAR’ - Piscina: o caminho para ter saúde e o corpo em forma, da revista PLENA (FARMA PONTE – SOROCABA-SP) de MARÇO/ABRIL 2010.